O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), parece ter dado um xeque-mate na ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PTN), na disputa pelo comando da Juventude do PSDB no Maranhão.

Brandão, como presidente do PSDB do Maranhão, resolveu destituir da presidência da Juventude do PSDB no Maranhão o atual presidente Samuel Jorge. O vice-governador inclusive chegou a “nomear” Aristeu Nunes, que é secretário municipal em Presidente Dutra. A decisão, ocorrida no início de fevereiro, teria sido política, pois Samuel Jorge é sobrinho de Maura Jorge, ex-prefeita de Lago da Pedra, e um dos maiores incentivadores da tia para a disputa do Governo do Maranhão em 2018.

Só que uma semana depois a decisão de Brandão “caiu”. Samuel Jorge foi a Brasília e se reuniu com o secretário geral do PSDB, deputado federal Sílvio Torres. O encontro resultou na permanência de Samuel no comando da Juventude do PSDB do Maranhão e uma Nota dura da Juventude Nacional do PSDB que classificou como arbitrária a decisão tomada por Carlos Brandão.

Entretanto, Brandão parece ter dado o “troco” definitivo. A assessoria do PSDB no Maranhão distribuiu release e ofício (veja acima clicando para ampliar) confirmando a mudança no comando da Juventude do PSDB.

“Recentemente, o PSDB do Maranhão atravessou um cenário em que a sua presidência da Juventude (JPSDB) perdia representatividade política. Isto porque o então presidente Samuel Jorge, declarava precocemente e a vários meios de comunicação o seu apoio a um nome para a pré-candidatura ao governo do Estado, já para as eleições de 2018.

Diz-se precocemente porque nada havia sido discutido e sequer definido pela cúpula nacional sobre o tema, tampouco pela cúpula estadual. O agravante é que o nome defendido por Samuel Jorge é atualmente filiado a outro partido. Sendo assim, a solução encontrada pelo presidente da Executiva Nacional da Juventude do PSDB, Henrique Vale, foi a de destituir Samuel Jorge da presidência da JPSDB do Maranhão”, diz trecho do release distribuído.

“O que Samuel cometeu foi a infidelidade partidária. A perda da sua função na JPSDB maranhense é algo previsto em nosso Estatuto Partidário, em seus artigos 44 e 47, e no artigo 6º, inciso II do Regimento da Juventude do PSDB”, contextualizou Henrique Vale.

Sendo assim, Carlos Brandão terminou mesmo vencendo o embate com Maura Jorge.