O prefeito de Codó, Francisco Nagib, inaugurou uma escola de educação infantil na localidade Boqueirão dos Vieiras, localizado na zona rural de Codó. A Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré foi mais um resultado da parceria entre Prefeitura Municipal de Codó, Plan Internacional Brasil e da empresa Henkel, e faz parte do projeto ‘Construindo o Saber’, que visa melhorar a estrutura de duas unidades de ensino da zona rural e a qualidade do desempenho escolar em classes das escolas do campo.

Além do gestor municipal, na cerimônia de inauguração estavam presentes o ex-prefeito Zito Rolim, a secretária de educação, Deuzimar Serra, deputado estadual Cesar Pires, representantes da PLAN e Henkel do Brasil, secretários de governo, vereadores, autoridades e comunidade local.

A secretária de Educação, Deuzimar Serra, destacou a conquista das famílias do campo, pela aquisição de duas unidades escolares. “O projeto é muito bom e foi concebido para proporcionar mais conforto, segurança e dignidade para os alunos de nossa zona rural. A Escola Vicente Barros, assim como a Nossa Senhora de Nazaré, irá transformar a vida de 240 crianças das localidades Mata Virgem e Boqueirão dos Vieiras. São mais dois importantes momentos para o desenvolvimento do ensino infantil na zona rural”.

Bastante satisfeito, o prefeito Zito Rolim comentou sobre o trabalho das entidades e a força de vontade de seu sucessor. “É muito satisfatório testemunhar a continuação de um trabalho. Um projeto que iniciamos e que está sendo dado o valor e a continuidade a ele. Pois o novo gestor está provando a cada dia que é comprometido com o povo de Codó. São duas importantes obras da PLAN, Henkel e município em beneficio da educação infantil e suas famílias na zona rural. Francisco Nagib está mostrando a que veio e porque queria ser o prefeito de Codó. Não tenho dúvidas que sua gestão será voltada aos menos favorecidos e ao cuidado com as nossas crianças”.

Para o prefeito Francisco Nagib a inauguração das unidades de ensino no campo faz parte de um conjunto de ações que irão beneficiar a todas as comunidades rurais. “Vamos continuar trabalhando para erradicar as escolas que ainda não são de alvenaria. Esta semana foi a vez das comunidades Mata Virgem e Boqueirão dos Vieiras, que estão de parabéns. Esta unidade aqui no Boqueirão foi reformada e ampliada, ganhou mais uma sala de aula e será entregue as nossas crianças. Esta salutar parceria entre Plan, Henkel e o município, onde foram captados e aplicados mais de 150 mil euros, está contribuindo para levar mais dignidade a mais de duas centenas de crianças em duas novas escolas. Parabéns a todos”. finalizou o gestor.

Parceria – O Governo do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Codó firmaram dois acordos de cooperação para melhorias na Educação. Além do prefeito de Codó, Francisco Nagib, e do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, estiveram presentes no encontro o vice-prefeito, Ricardo Torres, o deputado estadual Cesar Pires, a secretária municipal de Educação Deuzimar Serra, a secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, o secretário de Governo, João de Deus, o vereador Max Tony e a gestora regional da Educação, Fátima Falcão.

Na ocasião foram assinados dois termos de parceria entre o Governo do Maranhão e a prefeitura de Codó: o primeiro para a cessão de professores, em cooperação mútua, a fim de suprir carências de docentes nas redes estadual e municipal. O segundo é sobre o centro de formação para todos os educadores, transformando Codó em um pólo de capacitação docente para toda a região.

“O governo e a prefeitura caminharão juntos para melhoria da qualidade de vida da população de Codó”, ressaltou Felipe Camarão.

A secretária Deusimar Serra, apontou que a parceria vai impactar na formação de dois mil professores do município. “A educação de Codó esperava por isso”, revelou.

Para o prefeito de Codó, Francisco Nagib, tanto os acordos quanto outras parcerias entre o Estado e o município de Codó irão contribuir para o desenvolvimento dos alunos, professores e demais profissionais ligados a educação. “Muitos avanços já foram feitos em apenas quarenta dias. Ter esse apoio do governo do Maranhão é muito importante. Por meio dessa parceria já iremos entregar para Codó o Núcleo de Formação Integral, o Centro de Formação de Professores e a escola do Km 17. Com essa união de forças nós iremos caminhar juntos em prol de melhorias para a educação de Codó”, concluiu.