Atendendo reivindicação de professores da Rede Pública de Ensino do Estado, e o deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizará audiência pública para discutir sobre alteração no Estatuto e no Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração dos integrantes do Subgrupo Magistério da Educação Básica. O ponto principal do debate é alteração proposta pelo Governo do Estado, por meio da Medida Provisória Nº230∕2017, que, dentre outras medidas, congela vencimentos de professores do nível III, violando o art. 32 do Estatuto.

Ao se pronunciar sobre o assunto, Wellington, que também é educador, disse não concordar com uma imposição que retira direitos dos professores.

“Eu estou deputado estadual, há uma temporalidade nisso…mas sou educador. E como tal, eu não poderia me omitir diante de uma Medida impositiva que viola direitos dos professores. Eles foram até o nosso gabinete e nós não poderíamos negar isso. Claro, não somos contra gratificação. Ao contrário, defendemos a gratificação sim, mas queremos também que o Governo cumpra a lei, e a legislação impõe reajuste de vencimento para todos os professores e não apenas para alguns. Esse mandato não é meu e é por isso que continuarei defendendo os interesses de quem me elegeu, inclusive, dos professores”, disse Wellington.

Sobre a importância da audiência, um dos membros do Movimento de Resistência dos Professores afirmou ser necessário barrar essa Medida Provisória do governador, a fim de evitar que professores sejam mais ainda prejudicados.

“Nós precisamos dessa audiência porque, de forma autoritária e sem ouvir nenhum professor, o Governador impôs a Medida Provisória que compromete diretamente os direitos dos trabalhadores da educação. Não queremos favor do governador, não. Queremos apenas que ele respeite e ouça a categoria”, disse um dos membros.

A Audiência será realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deve ocorrer na primeira semana de março. Posterior a isso, o deputado Wellington deve apresentar Emenda à Medida Provisória, impondo reajuste de vencimento para todos os níveis de professores, a fim de garantir uma remuneração digna.