Sem dar maiores detalhes, o Governo Flávio Dino anunciou que irá fazer modificações significativas em duas das principais avenidas de São Luís – Holandeses e Litorânea. A ideia é transformar as duas vias em mão única.
Como o assunto não ficou bem esclarecido, o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) apresentou na Câmara Municipal de São Luís, nesta terça-feira (14), um requerimento, convocando uma audiência pública para discutir as mudanças que pretendem ser implantadas através da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB).
Para conhecer o projeto, Pedro Lucas fez uma visita ao presidente da MOB, José Artur Cabral Marques, para colher mais informações sobre a proposta que visa transformar as duas vias em mão única.
Durante o encontro, o parlamentar tomou conhecimento sobre o sistema binário que visa “desafogar” o trânsito nas vias da capital. E um destes trechos que devem passar por mudanças vai do retorno da Polícia Militar, no Calhau, até a entrada da praia do Araçagi. Diante dos constantes congestionamentos nessa região, o Governo do Estado resolveu adotar esse modelo viário.
Pedro Lucas diz que a proposta do sistema binário é interessante, mas afirma que ela precisa ser debatida em audiência pública com os órgãos da prefeitura e do governo, pois a população tem demostrado interesse em conhecer as mudanças propostas.
“Objetivando dar maior fluidez ao tráfego de veículos, o Governo do Estado pretende promover, nos próximos meses, mudanças muito substanciais no trânsito de São Luís, principalmente no trecho das avenidas dos Holandeses e Litorânea. A implantação tem que ser feita sem criar maiores transtornos para a população que circula na área, por isso a comunidade é importante está presente neste discursão”, Pedro Lucas.
De acordo com o vereador, a realização da audiência pública visa discutir alternativas para melhorar os deslocamentos na área geográfica que sofrerá as mudanças no âmbito da sinalização, objetivando maior bem-estar à comunidade.
Para a audiência serão convidados representantes da Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação SEMURH, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), bem como os vereadores e prefeito dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar a comunidade em geral; Dirigentes lojistas de São Luís.
Uma boa iniciativa, afinal mudanças desse porte precisam ser debatidas e explicadas detalhadamente.
Projeto apresentado em 2014 e debatido em audiência pública em 2015. Amplamente divulgado e conhecido há muito tempo por toda a população, menos por Andréa Murad e Pedro Lucas. Não entendo porque esses caras são sempre os últimos a saber de tudo o que acontece em São Luís. Ou não ligam mesmo para a cidade ou querem só atrapalhar o trabalho de quem realmente faz algo de útil.
Tanto não é conhecido pela população que a maioria absoluta desconhece o assunto. Além disso, debater qualquer assunto JAMAIS é atrapalhar, salvo se tem algo a esconder, afinal desse governo se espera tudo e de quem comenta dizendo que o caso dos alugueis camaradas é tolice, também;
Ele teve dois anos pra fazer isso. Mas resolveu fazer só agora, depois que a licitação foi iniciada. Por isso, atrapalha sim.
Dois anos? O anúncio oficial só foi feito agora, e olha que mesmo assim sem verbas garantidas para as modificações. Como disse, apenas quem deve alguma coisa tem medo do debate. Pelo visto é realmente o caso do Governo Flávio Dino, nesse momento segue todo enrolado na Assembleia o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, falando cada absurdo, mas ainda abordaremos detalhadamente o assunto;
Fazer essas duas vias de não única é loucura
Em algumas cidades já funciona assim, mas é preciso saber detalhadamente como será, afinal tem gente q está envolvido nesse projeto q também estava envolvido com o famigerado VLT, ou seja, todo cuidado é pouco;
Verdade. Debate faz bem para a vida da cidade. Seria uma proposta interessante. Em Belém tem várias avenidas assim.
Acredito que o fluxo será de acordo com a necessidade do horário.
É preciso ser explicado melhor Júnior e por esse motivo a importância da audiência pública, que inexplicavelmente incomoda alguns, mas pelo q já foi dito não dependerá do fluxo, a ideia inicial é transformar essas avenidas em mão única;