Com a retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa, mesmo sem a presença do governador Flávio Dino, o debate agora ficará em torno da composição dos novos blocos parlamentares no Legislativo do Maranhão.

As conversas têm sido intensificadas, mas a tendência é que o número de blocos parlamentares aumente dos atualmente três para cinco. Seriam dois blocos governistas, dois de oposição e um dito independente.

O maior bloco da Casa, o Blocão do Governo, seria composto por aproximadamente 24 deputados de dez partidos e teria como líder o deputado Rafael Leitoa (PDT). Já o segundo bloco governista contraria apenas com cinco parlamentares, três do DEM e dois do PR, tendo como líder o deputado Vinícius Louro.

A Oposição por sua vez seguirá dividida em dois blocos parlamentares. O Bloco do PV que terá quatro deputados e o Bloco Parlamentar de Oposição que também terá quatro deputados, três do PMDB e um do PROS. As lideranças dos dois blocos devem ser definidas nesta quinta-feira (02).

A novidade deverá ser um tal bloco independente. O Bloco Independente deverá contar com cinco deputados – Max Barros (PRP), Wellington do Curso (PP), Eduardo Braide (PMN), César Pires (PEN) e Alexandre Almeida (PTN). A única indefinição para que o Bloco Independente saia realmente do papel é a definição da liderança do bloco, que segue ainda sendo debatida.

Esse é o cenário de momento e o mais provável de acontecer, mas como as conversações seguem em ritmo acelerado, poderemos ter modificações até a definição final dos blocos parlamentares.