Nesta segunda-feira (23), a Justiça, através do juiz da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, Raffaele Felice Pirro, decretou o sigilo das investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sobre a queda do avião que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas.

A partir desta terça-feira (24), o Ministério Público Federal e a Polícia Federal vão começar a ouvir as testemunhas do acidente que aconteceu em Paraty e vitimou fatalmente cinco pessoas, entre ela o ministro do STF.

Além disso, a Justiça Federal de Angra dos Reis também determinou que a investigação aconteça no âmbito federal. Além dos inquéritos abertos pela PF e pelo MPF, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro havia instaurado investigação para apurar responsabilidades na queda do avião.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, informou nesta segunda-feira que a caixa-preta do avião tem danos. No entanto, ela é dividida em duas partes e a que contém o gravador de voz é “altamente protegida”. A caixa-preta, que contém o gravador de voz, está em Brasília desde o último fim de semana.