O prefeito Luciano Genésio (PP), que até agora não disse a que veio, ao que parece resolveu botar as garras de fora.

Foram publicadas no Diário Oficial do Estado dos dias 10 e 16 de janeiro as convocações para onze licitações (Pregões Presenciais de 01 a 09/17 e Tomadas de Preço nº 01 e 02/17), visando a contratação de serviços de interesse do Município, necessários, portanto, para o funcionamento da máquina administrativa.

Até aí, tudo tranquilo. É o prefeito exercendo a função para qual foi eleito – administrar o município em estreita observância às regras e normas de uma administração pública séria, eficiente e responsável. Pelo menos assim se supõe.

Bem aí é que o bicho pega. Já circulam – e sem carimbo de segredo – os nomes das empresas vencedoras de algumas destas licitações convocadas por Luciano, antes mesmo do certame, num jogo de cartas e regras marcadas para beneficiar os chamados “amigo do rei”.

O Pregão Presencial nº 004, convocado para a contratação de empresa especializada na Prestação de Serviços de Assessoria Contábil para a Prefeitura, quem deve levar é a Alencarreto Assessoria Contábil Ltda – ME, CNPJ13.751.908/0001-89, cujo nome fantasia é Instituto de Contabilidade e Planejamento do Maranhão – ICPM.

Também programado para amanhã às 10h, o Pregão 002/17 traz uma curiosidade. Destina-se à contratação de empresa especializada para organização e realização do Carnaval 2017 na Praça José Sarney. Sobre ele, dois dados curiosos. Será que a festa, que se espalhava pelos quatro cantos de Pinheiro, desta vez ficará circunscrita à Praça Sarney? E os demais circuitos da folia não estão nos planos da administração?

O outro dado curioso é que a licitação é dada como favas contadas. Deve ser destinada à empresa Gajo Entretenimento, a mesma que assumiu o evento de uma marca de cerveja na capital, que terminou numa confusão entre a Secretaria de Meio Ambiente e os promotores e acabou sendo transferido da Lagoa para o Cohatrac.

A Gajo, desde novembro passado, em seu perfil no Instagram (veja as imagens) anuncia a contagem regressiva para o Carnaval 2017, em Pinheiro. No mínimo estranho, quando a licitação competente só ocorre agora.

Espera-se que o Ministério Público e os órgãos de controle estejam de olho, afinal não vai valer dizer, assim como vive dizendo o Governo Flávio Dino, que foi apenas coincidência.