Na quinta-feira (12), o prefeito de Codó, Francisco Nagib, esteve presente na a solenidade de assinatura das ordens de serviço para a construção dos Núcleos de Educação Integral. O evento aconteceu no Palácio dos Leões e contou com a presença do governador Flávio Dino secretário de Educação, Felipe Camarão, do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, a secretária de educação de Codó, Deuzimar Serra, entre outras autoridades e participação dos prefeitos das cidades que receberão as unidades.

Na ocasião, governador Flávio Dino assinou ordens de serviço para a construção de sete Núcleos de Educação Integral, que comtemplarão os municípios de Santa Inês, Vargem Grande, Codó, Viana, Açailândia, Zé Doca e Santa Luzia. Com investimento de R$ 5,5 milhões em cada unidade, a construção destes núcleos beneficiará aproximadamente 25 mil estudantes da Rede Pública Estadual e das redes municipais.

Os Núcleos de Educação Integral fazem parte de um modelo de transição entre a educação regular e o ensino em tempo integral, e serão construídos para atender estudantes de diversas escolas das regiões contempladas, que poderão exercer atividades no contraturno. Os núcleos serão construídos especialmente para o desenvolvimento de atividades complementares aos componentes curriculares da escola regular, nos quais os estudantes poderão desenvolver diversas atividades artísticas, esportivas, de laboratórios, reforço escolar, entre outras.

O projeto – Os Núcleos de Educação Integral terão as características estruturais que se adequam ao projeto pedagógico, para atender as necessidades do ponto de vista da infraestrutura educacional. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, a divisão da edificação visa permitir que as atividades sejam desenvolvidas de forma coordenada e harmônica, criando um ambiente que seja favorável ao desenvolvimento de atividades educativas.

O governador Flávio Dino destacou que a estratégia é cumprir a meta do Plano Nacional de Educação, de chegar a 30% dos alunos em escolas de tempo integral.

Para o prefeito Francisco Nagib, as parcerias entre estado e município estão criando um momento histórico para a educação de Codó. “Esse momento irá mudar a história na educação de nossa cidade. Uma escola de tempo integral, um complexo de oito mil metros quadrados, com ginásio poliesportivo, com laboratório, centro de cultura, e investimentos de cinco milhões. Será um marco, juntamente com o Centro de Formação de Professores, a escola de ensino médio do km 17. São conquistas para a população de Codó, frutos da parceria entre o estado e município, sempre com o apoio do deputado Cesar Pires. Em poucos dias de governo, estamos trabalhando para fazer valer a confiança de cada codoense”.