temaOs novos prefeitos do Maranhão, que tomaram posse no último domingo (1º), devem se reunir ainda nesta semana para decidir a situação da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), que está sem comando desde o fim do mandato do ex-presidente da entidade, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT).

O curioso é que cerca de 18 dos 25 diretores já não são mais prefeitos desde domingo, entre eles Gil Cutrim, os seus dois vices – Hernando Macedo (PCdoB) e Filuca Mendes (PV) – e o secretário-geral, Sérgio Albuquerque (PR).

O atual estatuto da Famem só prevê a eleição para o dia 16, mas os prefeitos tendem a definir por uma antecipação da eleição para que a entidade não siga acéfala por tanto tempo.

O que pode facilitar também a antecipação da eleição é o fato de que a próxima eleição deve ser feita através de consenso. O nome que tem sido trabalhado como consenso para a Famem e o do prefeito de Tuntum e ex-presidente da entidade, Cleomar Tema.

Tema tem recebido apoios de prefeitos das mais diferentes regiões do Maranhão, inclusive até mesmo alguns gestores que chegaram a pleitear a disputa já oficializaram a saída do pleito em prol do consenso em torno do nome de Tema.

Ou seja, a eleição de Tema parece apenas questão de tempo e para o bem da própria Famem, é melhor que seja pouco tempo.