luanaLuana Alves, esposa do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, é quem irá assumir o posto deixado pelo deputado federal João Castelo (PSDB), falecido neste domingo (11).

Como primeira suplente da coligação que elegeu João Castelo deputado federal em 2014, Luana Alves deverá ser empossada como parlamentar na próxima semana e permanecerá como deputada durante os dois próximos anos.

A posse de Luana Alves, que somou 51.418 votos, também terá reflexos na política maranhense e nacional. Castelo era o único tucano com mandato na Bancada Maranhense, mas agora quem assume será uma deputada do PSB.

Além disso, Luana Alves deverá ser mais uma parlamentar que não poderá ser contabilizada na cota do grupo político do governador Flávio Dino. A relação entre o comunista e o esposo da futura deputada federal “azedou” definitivamente quando Dino assumiu o Governo do Maranhão.

Com a chegada de Luana Alves a Câmara Federal poderá ser uma oportunidade de “renascimento” de Ribamar Alves na política maranhense. Com uma gestão desastrosa em Santa Inês e com inúmeros problemas particulares, inclusive tendo sido preso acusado de estupro, Ribamar Alves foi massacrado nas eleições municipais e para muitos poderia ter sido o fim de sua carreira política, mas que, agora, ganha uma “sobrevida”.