felipe_camarao___fotodiegochaves-91830É inegável que alguns ainda duvidam de que o gestor Felipe Camarão pudesse conseguir na Secretaria de Educação do Maranhão o mesmo resultado que obteve em outras pastas por onde passou.

Entretanto, and após quase dez meses na nova pasta, medical Felipe Camarão começa novamente a se destacar e confirmar que é um dos melhores gestores do Maranhão, medical afinal consegue alinhar duas características essenciais probidade e competência.

Camarão já teve um desempenho excelente no PROCON, ainda no Governo Roseana, e foi galgando espaço no Governo Flávio Dino. Iniciou como secretário de Gestão e Previdência, onde fez um bom trabalho, inclusive destacado por muitos sindicatos pelo relacionamento com o servidor público estadual. Com o destaque obtido, Camarão teve que socorrer Flávio Dino na Secretaria de Cultura. Apesar de ter seu nome questionado no início, apenas por não ser da área artística, Camarão não só resolveu os problemas como otimizou a pasta, tanto que quando foi anunciada sua saída, vários segmentos do meio artístico/cultural pediram para que ele permanecesse.

O governador Flávio Dino então criou a Secretaria de Governo para que Felipe Camarão pudesse ser uma espécie de “super secretário” na gestão. Só que novamente o gestor teve que ser deslocado para uma pasta com problemas no governo comunista e assim Camarão foi parar na Educação.

Depois de dez meses, o cenário é outro e os avanços começam a ser vistos. É óbvio que Felipe Camarão não conseguiu e nem conseguirá, pois não depende exclusivamente dele algumas decisões, resolver todos os problemas da pasta, mas conseguiu avançar muito.

Camarão confirmou nesta semana uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura que proporcionará a construção de 56 quadras esportivas nas escolas estaduais do Maranhão. Na realidade serão 60, pois quatro – C.E João Pereira Martins Neto em Estreito, C.E. Dom Hamleto de Ângelis em Viana; U.E. Vespasiano Ramos em Caxias e C.E. Senador ClodmirMillet em Timon – já estão sendo construídas.

“Na educação eu posso dizer que essa é uma parceria que já nasceu dando certo, continua dando certo, rende bons frutos. Agora mesmo até o mês de fevereiro nós iremos entregar inúmeras escolas tanto da rede regular quanto escolas dignas e agora essas quadras. Enfim, é uma parceria que favorece as comunidades escolares e a população do Maranhão”, disse o secretário Felipe Camarão.

quadrasquadras1

Além disso, Felipe Camarão conseguiu conduzir, com retidão e democracia, um processo complicado de escolha para as funções de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/ Diretor Adjunto.

O modelo adotado de escolha consolida a implantação de uma gestão escolar democrática no Maranhão. Foram mais de 160 mil pessoas entre alunos, professores, pais e funcionários que participaram, nesta semana, do processo em 18 Unidades Regionais da Educação.

eleicoes

Felipe Camarão, explicou que, neste ano, o processo foi aperfeiçoado, promovendo uma ampla participação da comunidade e evitando a falta de quórum. “A escolha democrática foi regionalizada e aconteceu em três dias diferentes, o que garantiu o acompanhamento minucioso por parte da Seduc e da Comissão Eleitoral no processo. As eleições foram tranquilas em todas as escolas com a participação efetiva de pais, alunos e funcionários”, finalizou.

E é desta forma que Felipe Camarão começa, mais uma vez e em pouco tempo, a mostrar serviço em mais uma pasta sob o seu comando.