prfeitaPor diversas vezes este Blog já disse e reafirma que o tempo, viagra de quase 90 dias, nurse entre a eleição e a posse dos vencedores é demais e desnecessário. Se o titular do cargo perde a eleição ou seu candidato sai derrotado, salve na maioria dos casos o atual gestor se desinteressa pela administração e/ou trabalha para atrapalhar quem chega, adotando o discurso do quanto pior, melhor.

De acordo com o relato no Blog do Alpanir Mesquita (veja aqui), é que está acontecendo no município de Água Doce do Maranhão. O atual prefeito, Rocha Filho, estaria inviabilizando a gestão da futura prefeita Thalita Dias, pelo fato de ter sido derrotado nas urnas.

O prefeito Rocha Filho, segundo relato do Blog do Alpanir, estaria atrasando propositadamente os salários dos servidores municipais e, entre outras coisas, se recusando a fornecer informações importante para a nova gestão, ou seja, atrapalhando o processo de transição, que deveria ser algo democrático e em benefício do município.

Um dos últimos atos do prefeito Rocha Filho pode inviabilizar a futura gestão. O prefeito resolveu agora, depois de ser derrotado, simplesmente nomear aprovados e excedentes do último concurso público.

O problema é que além da atitude ser suspeita, aparentemente parece ser ilegal, pois pelas informações, o referido concurso foi homologado em 15 de setembro de 2016, em pleno período vedado pela legislação eleitoral, através do decreto nº 13/2016, e que, estranhamente foi publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão, apenas no dia 11 de novembro.

Ou seja, em se confirmando tais informações, os atos serão nulos, mas gerará um desgaste político para a futura prefeita da cidade.

Por conta de todo esse desmando em Água Doce do Maranhão é que a prefeita eleita Thalita Dias recorreu à Justiça e ao Ministério Público para tentar evitar que novas aberrações continuem acontecendo no município até o dia 31 de dezembro, prazo que termina o fatídico mandato de Rocha Filho.

Sobre o concurso, a prefeita eleita assegurou que, se existir legalidade, irá nomear os aprovados dentro do prazo previsto para a nomeação e de acordo com os trâmites legais.

Infelizmente Água Doce do Maranhão deve ser um, entre tantos outros, exemplos no Brasil dessa triste realidade e tudo por conta do prazo dilatado entre a eleição e a posse.