repatriacaoOs prefeitos de Matinha (Beto Pixuta) e Vitória do Mearim (Dóris Rios) irão deixar as suas respectivas prefeituras da pior maneira possível. Perdendo politicamente nas últimas eleições e com administrações desastrosas.

A sorte da população dos dois municípios foi a rápida intervenção da Justiça para evitar que mais recursos públicos pudessem ser desperdiçados. As duas prefeituras tiveram recursos oriundos da repatriação bloqueados.

O juiz Celso Serafim Júnior determinou o bloqueio de 60% das contas do Município de Matinha, tadalafil com o objetivo de pagar salários atrasados de servidores. Na mesma decisão, try o magistrado determinou que o valor repatriado pelo Governo Federal, que teria destinado mais de 234 milhões a municípios maranhenses, seja também utilizado para este fim. O valor que coube ao Município de Matinha é de R$ 858.031,30 (Oitocentos e cinquenta e oito mil, trinta e um reais e trinta centavos). A ação teve como requerido o prefeito Beto Pixuta.

Determinou, ainda, que o Município de Matinha, por intermédio do Prefeito ou do Secretário de Administração ou servidor competente, encaminhe ao Banco do Brasil em Viana, no prazo de 48 h, as folhas de pagamento de todos os servidores que estejam com remuneração em atraso (sejam concursados, ocupantes de cargo em comissão, aposentados e contratados em caráter emergencial). Determinou, também, que banco e gerente tomem todas as providências a eles cabíveis no sentido de cumprir a referida decisão, a exemplo, repassar informações sobre os saldos disponíveis nas contas do Município e informar sobre o bloqueio das contas.

O juiz Milvan Gedeon Gomes determinou o bloqueio das contas da Prefeitura de Vitória do Mearim no valor de R$ 1.144.041, 74 (hum milhão, cento e quarenta e quatro mil, quarenta e um reais e setenta e quatro centavos), referente ao valor da repatriação.

A solicitação do bloqueio foi proposta pelo Ministério Público Estadual, por meio de Ação Civil Pública com pedido de liminar. O MPE alegou que a receita não está prevista na Lei Orçamentária e que a atual gestão, representada pela prefeita Dóris de Fátima Ribeiro Pearce, já foi denunciada pelo Ministério Público Federal por desvio de recursos públicos, lavagem de verbas públicas e formação de quadrilha.

A esperança de Matinha e Vitória do Mearim é que a partir de janeiro do ano que vem serão novos gestores – Linielda de Eldo e Dídima Coelho, respectivamente, que irão comandar os municípios e os novos gestores não possuem ligação com quem está saindo sem deixar nenhuma saudade.