pedro

As eleições municipais de 2016 teve outro diferencial com relação a outras eleições, healing principalmente a de 2012, doctor a participação ativa de alguns vereadores no 2º Turno.

Costumeiramente os candidatos a vereadores se limitam a participar com fervor apenas para o seu próprio pleito, sovaldi ou seja, são vistos apenas em campanha no 1º Turno, mas no 2º Turno geralmente ficam omissos da campanha eleitoral.

Entretanto, nesta eleição se percebeu algo bem diferente. É bem verdade que alguns ainda optaram pela omissão ou por um apoio tímido a um ou outro candidato, mas também é inegável que alguns vereadores eleitos e/ou reeleitos foram para as ruas em busca de pedir voto para seus respectivos candidatos.

Um dos grandes exemplos, inclusive já destacado pelo Blog foi o do vereador Pedro Lucas (PTB) (reveja). Depois que conseguiu sua reeleição, Pedro Lucas não descansou um minuto sequer e participou ativamente da campanha do 2º Turno em total e irrestrito apoio ao candidato e amigo particular Edivaldo Júnior (PDT). Pedro Lucas retornou aos locais onde teve votação expressiva e além de agradecer, reiterou o pedido de voto por Edivaldo. Além disso, era figura constante em todas caminhadas.

concitaTambém não se pode negar a participação ativa da vereadora recém-eleita, Concita Pinto. Esposa do ex-deputado estadual Jota Pinto, Concita poderia também ter ficado omissa da campanha, afinal se o deputado estadual Eduardo Braide fosse eleito, o seu esposo assumiria em definitivo o mandato, pois é o primeiro suplente de Braide, mas mesmo assim foi incansável e presença certa em todas as caminhadas ao lado de Edivaldo.

Pedro Lucas e Concita Pinto não foram os únicos, também é preciso destacar a lealdade e empenho dos vereadores reeleitos Osmar Filho e Pavão Filho, sempre ao lado de Edivaldo. O recém-eleito Raimundo Penha também fez trabalho de “formiguinha” nos locais onde foi votado. O próprio presidente da Câmara, Astro de Ogum, a sua maneira, também colaborou com a reeleição de Edivaldo.

O 2º Turno destas eleições conseguiu algo inimaginável, a “união” dos vereadores Ivaldo Rodrigues e Marquinhos. Os dois desafetos, após uma intervenção “cirúrgica” do deputado federal Weverton Rocha, os dois caminharam juntos em apoio a reeleição de Edivaldo.

Também é de se destacar a participação ativa dos vereadores reeleitos Chaguinhas e Edmilson Jansem, que optaram por apoiar a candidatura de Eduardo Braide e também colaboram significativamente no 2º Turno do pleito eleitoral.

chaguinas

Indiscutivelmente a participação dos vereadores na campanha eleitoral do 2º Turno foi algo marcante e que será reconhecido, tanto pelo prefeito reeleito Edivaldo Júnio, como pelo deputado estadual Eduardo Braide e principalmente pela população.

E essa atuação dos vereadores deverá ter reflexo na próxima legislatura, iniciando inclusive pela eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São Luís.

É aguardar e conferir.