img_2663Mesmo faltando apenas seis dias para a eleição, alguns apoios foram anunciados para os dois candidatos que estão na disputa do 2º Turno pela Prefeitura de São Luís – Edivaldo Júnior e Eduardo Braide.

O primeiro anúncio oficial de apoio na segunda-feira (24) foi do deputado estadual Wellington do Curso. Depois de disputar o 1º Turno das eleições e terminar em terceiro lugar, Wellington decidiu apoiar a candidatura de Eduardo Braide, que para muitos apoiadores do próprio Wellington foi o seu “algoz” na reta final de campanha.

O segundo anúncio do dia foi do governador Flávio Dino. Apesar do seu partido (PCdoB) ter indicado o candidato a vice-prefeito na chapa de Edivaldo, Dino ainda não tinha declarado oficialmente seu voto.

Entretanto, após a revelação feita pelo deputado estadual Adriano Sarney de que o candidato Eduardo Braide teria ido à casa da ex-governadora Roseana Sarney pedir seu apoio, Dino decidiu declarar voto em quem sempre realmente esteve ao seu lado nos últimos anos, o candidato Edivaldo.

Resta saber se um apoio, faltando apenas seis dias para o pleito eleitoral, irá ter de fato algum efeito nesta reta final de campanha, ou se será apenas mera formalidade. Além disso é preciso avaliar alguns aspectos, principalmente os negativos, dos dois apoios.

Alguns entendem que a decisão de Wellington em apoiar Braide foi um equívoco, pois com o apoio Wellington poderia estar dando “razão” as inúmeras críticas que recebeu de Braide no 1º Turno da disputa. Tanto que vários ‘memes’ já estão rolando nas redes sociais neste aspecto.

edivaldo-e-flavioJá o apoio de Flávio Dino a Edivaldo, alguns também entendem que pode não ter nenhum impacto, afinal a maioria dos eleitores já faziam essa ilação entre os dois aliados.

No entanto, outros defendem que o apoio oficial e a declaração de voto pública de Dino, fatalmente reforçará a tese de parceria entre Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, que até mesmo os adversários de ambos reconhecem como extremamente exitosa. Ou seja, a reeleição de Edivaldo seria a certeza de que a parceria, que está sendo um sucesso para a capital maranhense, teria continuidade.

Agora é aguardar e conferir, para saber de fato qual o apoio que poderá trazer maior benefício para o candidato apoiado nesta reta final de campanha.