OTHELINODepois da declaração muito forte do deputado estadual Adriano Sarney (PV), check na terça-feira (18) (reveja), nesta quarta-feira (19) o principal assunto do parlamento maranhense foi a disputa eleitoral em São Luís.

O primeiro deputado a abordar o assunto foi o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que não poupou críticas a postura adotada pelo candidato Eduardo Braide (PMN).

“Essa tentativa de criminalizar excessivamente a política, de desqualificar a política, de desqualificar os políticos e de nos colocar numa vala comum apenas para ter o apoio da sociedade, criminalizando todos indistintamente, isso não faz bem para a democracia, isso é ruim para a sociedade porque não se pode conceber uma democracia forte e segura sem que os políticos sejam respeitados”, afirmou.

Em seguida foi a vez do deputado Adriano Sarney, que voltou a reafirmar seu posicionamento e disse que Braide mentiu ao afirmar, em Nota, que ele estaria apoiando a candidatura de Edivaldo Júnior (PDT).

“O candidato Eduardo Braide, em sua nota de esclarecimento, faltou mais uma vez com a verdade. Disse que eu apoio o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. É amplamente conhecido que eu sou um dos maiores opositores do governo comunista no Maranhão. É amplamente conhecido que Edivaldo Holanda Júnior é candidato do governador Flávio Dino, logo não teria meu apoio nunca. Eu quero reafirmar e deixar muito claro que o meu pronunciamento de ontem teve dois objetivos. Primeiro, dar mais transparência à corrida eleitoral e segundo, defender o meu nome. O nome Sarney, que eu tenho muito orgulho de tê-lo. Defender a minha história não só no Maranhão, mas também em São Luís. Todas as obras estruturantes de São Luís foram feitas pelo grupo Sarney”, declarou.

edilaziojuniorLogo depois foi a vez do deputado Edilázio Júnior (PV) que cobrou um posicionamento do governador Flávio Dino. Para o parlamentar Dino segue em cima do muro para dizer que venceu a eleição, independente de quem seja o vencedor do pleito.

“Quero fazer um grande questionamento também com relação a essas eleições municipais. Quem o governador Flávio Dino apoia? Quem é o candidato do governador Flávio Dino? Um dia após as eleições ele reúne a imprensa e fala que no dia seguinte, no dia 4 de outubro, ele iria declinar o nome do seu candidato a prefeito de São Luís. Nós estamos já na penúltima semana da eleição do segundo turno e o Governador Flávio Dino não dá um pio. Vai seguir jogando com todos e depois vai vender para a mídia nacional, se Braide for eleito, é um aliado dele, como foi assim em 150 prefeituras. Todo mundo que foi eleito é aliado dele e ele não fala que perdeu e só ganhou”, disse.

Já os deputados estaduais Bira do Pindaré e Rogério Cafeteira, ambos do PSB, seguiram a mesma linha de Othelino e também criticaram a postura que tem sido adotada por Eduardo Braide.

“Hoje muitos candidatos no Brasil recorreram à plataforma da antipolítica para se elegerem nessa eleição. Uma atmosfera favorável a isso e muitos fizeram. O Dória, em São Paulo, se elegeu dizendo que não era político. O colega Eduardo Braide está agindo assim, mas isso não é verdadeiro, como ficou provado pelo testemunho do deputado Adriano Sarney. Ele recorreu ao Grupo Sarney procurando o apoio e insistiu nesse apoio. Procurou outros Partidos, então o fato de estar em um partido sem alianças não foi porque ele optou por esse caminho, é porque ele não conseguiu os apoios necessários. Portanto não é uma postura verdadeira e a população precisa saber disso. Então acho que precisamos, para respeitar o eleitor, para respeitar o povo, em primeiro lugar sermos transparentes, sermos claros nas suas posições. Nós temos posições claras aqui. Eu passei a vida toda fazendo oposição no estado do Maranhão, o governador Flávio Dino foi eleito pela oposição e aqui hoje temos uma oposição que é assumida e respeitamos isso. E travamos um debate intenso todos os dias, mas com a sinceridade e a coerência das nossas posições políticas. Infelizmente o nosso colega deputado Braide não está seguindo o mesmo caminho, porque ele foi eleito duas vezes deputado e para se eleger deputado ele precisou das alianças e ele estava na base do governo da Roseana, apoiou a Roseana na eleição de 2010 e apoiou Edison Lobão na eleição de 2014. Então é preciso que ele diga isso à população, que ele não esconda e que a população faça o julgamento de acordo com as referências que cada um tem na sua trajetória”, assegurou Bira do Pindaré.

cafeteiraO Líder do Governo Flávio Dino, Rogério Cafeteira, também fez críticas e fez alguns questionamentos ao candidato Eduardo Braide diante do seu posicionamento.

“Eu e o deputado Braide fomos eleitos na mesma legislatura e muitas vezes trilhamos o mesmo caminho juntos. Mas a história não temos como apagar, podemos até trilhar novos caminhos, mas o que se fez, isso não se apaga. Eu não posso chegar aqui e dizer que eu não fui da base de apoio da governadora Roseana porque eu fui. Só que vejo o candidato Braide onde ele se coloca avesso aos políticos e se coloca como um candidato independente, que não quis o apoio de ninguém e isso não é verdade. Agora, isso não tem por que se mentir. Ele é “independente”, entre aspas, porque ele não conseguiu os apoios, é diferente de você não tentar. Ele não conseguiu os apoios, mas ele foi atrás de todos. Legitimamente uma eleição, uma candidatura se faz com apoios. O que não é correto é a gente renegar isso. Outra coisa, como é que posso ser avesso a político se já fui umas duas vezes candidato a vereador, candidato a deputado federal e deputado por duas vezes. Como será que o deputado Braide foi guindado ao cargo de Presidente da CAEMA? Ele é engenheiro? Ele é técnico? Ele é do quadro da CAEMA? Ele foi presidente político, por uma indicação política. A mesma forma de outro cargo que eu não entendo por que ele tanto renega reconhecer. Secretário de Orçamento Participativo do ex-prefeito João Castelo, ele foi para lá por quê? Ele é expert em orçamento participativo? Ele é economista? Não, ele foi para lá por uma questão política. Então essa postura não é verdadeira e nem correta”, declarou Cafeteira.

E tudo isso faltando onze dias para a disputa eleitoral do dia 30 de outubro.