washingtonO Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidiu antecipar do dia 17 de outubro, healing para esta sexta-feira (14), a continuidade do julgamento que pode modificar a decisão na cidade de Bacuri.

O julgamento do RE 329-38, procedente de Bacuri, analisa o caso do candidato a prefeito Washington Luis Oliveira, que disputou a eleição com sua candidatura indeferida e, obviamente, teve seus votos invalidados.

No julgamento, o desembargador Raimundo Barros, em voto-vista, acompanhou o relator, juiz Eduardo Moreira, para deferir o registro de Washington Luis de Oliveira, mas o juiz Ricardo Macieira divergiu e o julgamento foi suspenso devido a um novo pedido de vista, desta vez do juiz Sebastião Bonfim, que apresentará entendimento nesta sexta-feira. Até o momento, o candidato Dr. Washington vai vencendo por 2×1 para o deferimento.

Em Bacuri, o vencedor da eleição e tido como prefeito eleito é Júnior Tropical (PSD), com 2.833 votos. Mas o efetivamente mais votado foi o ex-prefeito Dr. Washington (PDT), com 4.961 votos. Ou seja, se o TRE-MA validar os votos do pedetista, como vai acontecendo, Dr. Washington voltará a ser prefeito de Bacuri.

Se o TRE-MA manter a decisão da 1ª instância, Júnior Tropical pode voltar a comemorar sua eleição, apesar de ter alguns juristas que entendem que, nesse caso, seria necessária nova eleição, pois o eleito não teria alcançado 50% dos votos válidos.

É aguardar e conferir.