Nesta quinta-feira (22), shop o jornal O Estado do Maranhão divulgou pesquisa Escutec sobre a disputa eleitoral na cidade de Paço do Lumiar. Como era esperado, rx a liderança é do candidato do PRB, Gilberto Aroso.

Os números da pesquisa Escutec são amplamente favoráveis a Gilberto Aroso e refletem bem o desespero dos opositores, que diariamente criam factoides para tentar vencer a eleição sem ser no voto, ou seja, sem respeitar o desejo do eleitor de Paço do Lumiar.

Na pesquisa estimulada, onde é apresentado os nomes dos candidatos, Gilberto Aroso aparece em primeiro com 30,7% das intenções de voto. O segundo colocado é Domingos Dutra (PCdoB), o comunista aparece com 23,8%. O terceiro colocado é o atual prefeito Josemar Sobreiro (PSDB) com 10,7%. Os demais candidatos não alcançaram os dois dígitos. Veja abaixo no gráfico os demais números.

escutec

No quesito rejeição, Gilberto Aroso também leva vantagem diante dos seus dois principais concorrentes. O mais rejeitado é o atual prefeito Josemar, com 48,5% dos entrevistados afirmando não votar nele de jeito nenhum. Domingos Dutra é o segundo mais rejeitado com 13,3%. Já Gilberto Aroso aparece com apenas 9,8%. Veja gráfico abaixo.

escutec1

Outro fator que Gilberto Aroso pode comemorar é que na pesquisa foi perguntado ao eleitor, independente do seu voto, quem ele acreditava que venceria a eleição em Paço do Lumiar. A maioria apontou vitória de Gilberto Aroso.

Para 32% dos eleitores, Gilberto Aroso será o próximo prefeito de Paço do Lumiar. O segundo colocado foi Dutra, que tem menos da metade, já que apenas 15% apostam na vitória do comunista.

Os números da Escutec refletem fidedignamente o desespero dos opositores para tentarem tirar Gilberto Aroso da disputa, pois já perceberam que se depender da vontade do eleitor, ninguém tirará a vitória de Gilberto Aroso.

Entretanto, para a infelicidade dos opositores e alegria de Paço do Lumiar, a Justiça Eleitoral assegurou que a candidatura de Gilberto Aroso está deferida.

A pesquisa Escutec foi registrada no dia 16 de setembro, sob o protocolo MA-08845/2016. Foram ouvidos 600 eleitores entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de 3,5% para mais ou menos e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%.