EDUARDO

O candidato a prefeito Eduardo Braide (PMN) reforçou seu apoio e admiração pela cultura de São Luís no final de semana, look ao visitar na Madre Deus, acompanhado do candidato a vereador do PMN, Marcos Túlio, a Casa de Nagô e a sede do bloco As Afrontosas.

“Só ajuda a cultura quem a conhece, quem a ama. Fui criado na Rua do Passeio e sei que a cultura gera renda, turismo, bem estar e que, infelizmente, está colocada em segundo plano pela atual administração. Isso vai mudar”, afirmou.

Na Casa de Nagô, considerada matriz da maioria das outras casas de Tambor de Mina do Maranhão, que seguem seu estilo de culto, Eduardo Braide foi recebido por Vera Lúcia, responsável pela Casa.

Tombada pelo Estado em 1985, a Casa de Nagô localiza-se à Rua das Crioulas no Bairro da Madre de Deus e encontra-se abandonada pelo poder público. “Eu vejo a nossa história aqui e me entristece ver que uma tradição e uma casa que organiza uma festa tão linda como a Festa do Divino, fique nesse estado, sem o mínimo de apoio”, declarou Eduardo Braide.

Logo depois, o candidato a prefeito de São Luís foi até a sede do Bloco de Rua “As afrontosas”. O bloco é formado por mais de 100 pessoas e desfila todos os anos pelas ruas do Centro de São Luís.

Eduardo Braide voltou a defender a criação de uma política permanente para revitalizar a cultura de São Luís. “É preciso criar leis que valorizem os artistas não só duas vezes por ano, no carnaval e nas festas juninas. No meu Plano de Governo, a cultura deve ser vista todos os meses do ano. Os turistas que chegarem aqui, seja qual época for, precisam conhecer a nossa cultura e o trabalho dos artistas maranhenses. Por isso, temos o Programa Municipal de Cultura, a ser desenhado com a ajuda dos artistas e sendo, inclusive, estendido para dentro dos bairros”, concluiu Eduardo Braide.