É bem verdade que desde o início da campanha eleitoral alguns apoiadores mais otimistas do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) já levantavam o assunto, physician mas após a pesquisa Data M deste domingo, ampoule a vitória de Edivaldo no 1º Turno começa a virar sim uma realidade.

Se levarmos em conta apenas os votos válidos, sales ou seja, retirarmos os brancos e nulos, além da vantagem de Edivaldo ser ainda maior, ele se aproxima de uma vitória no 1º Turno.

Somente contabilizando os votos válidos, Edivaldo chegaria a 42,5% das intenções de voto, seguido de Eliziane Gama (PPS) com 25% e Wellington do Curso (PP) com 18,2%, os demais candidatos, mesmo assim, não chegariam a dois dígitos. Veja quadro abaixo.

pesquisa

2º Turno – Outro aspecto favorável a Edivaldo é a eventual realização do 2º Turno. Segundo levantamento do Data M, Edivaldo venceria qualquer um candidato. Num cenário contra Eliziane Gama, a vitória de Edivaldo seria de 43,9% X 31,3, sendo que 19,2% não votaria em nenhum e 5,6% não sabem ou não responderam.

Se a disputa fosse contra Wellington do Curso, Edivaldo venceria por 43% X 31,9%, sendo que 23,1% não votaria em nenhum e 2% não sabem ou não responderam. Se a disputa fosse entre Wellington e Eliziane, algo quase impossível de acontecer no atual cenário, Eliziane venceria por 31,9% X 30,6%. Tendo ainda 33,6% que não votaria em nenhum e 3,9% disseram não saber.

Rejeição – Edivaldo também pode comemorar mais uma queda de sua rejeição. O índice que chegou a beirar os 50%, já caiu quase pela metade e hoje a rejeição é de 27,7%. Eliziane Gama, segue no sentido oposto, e sua rejeição já alcança 18,3%. Wellington do Curso tem rejeição de apenas 3,5%.

A pesquisa Data M foi a primeira a fazer um levantamento depois do início da campanha eleitoral. Nos próximos dias teremos mais três pesquisas que serão divulgadas, inclusive um levantamento do IBOPE, contratado pela TV Mirante.

O levantamento, contratado pelo Sinduscom e TV Difusora, foi registrado no dia 22 de agosto, sob o protocolo MA-02635/2016. A pesquisa ouviu 1.000 eleitores entre os dias 25 e 27 de agosto. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é 3,1% para mais ou para menos.