ElizianeadesivoUm dos principais problemas da política maranhense é a falta de coerência de alguns políticos e o caso mais emblemático na próxima eleição é da deputada federal Eliziane Gama (PPS), buy que é pré-candidata à Prefeitura de São Luís.

Eliziane Gama era ferrenha opositora da desastrosa gestão de João Castelo à frente da capital maranhense. Numa rápida busca, salve é fácil encontrar vários discursos de Eliziane tecendo duras críticas a administração de Castelo, chamada de Caostelo pela própria parlamentar, na Tribuna da Assembleia Legislativa.

“Em 2012 São Luís completa 400 anos, e o que todos nós estamos vendo é uma situação de emergência, que eu acho que precisaria inclusive ser decretada assim, uma situação de calamidade que se instalou em nossa capital. E eu, particularmente, fico questionando, porque se deixar São Luís a chegar ao nível que realmente nós estamos vivendo de um verdadeiro caos, em todos os setores de São Luís, em todas as áreas de São Luís: saúde, educação, infraestrutura, transporte, e aí vai, todas as demais áreas de São Luís hoje enfrentam problemas sérios, problemas realmente graves”, afirmava Eliziane sobre a gestão de Castelo no fim de abril de 2011.

Por essas críticas, Eliziane Gama chegou a ser chamada de oportunista pela colega de parlamento à época, Gardênia Castelo (PSDB), filha do ex-prefeito João Castelo e que tem seu nome cogitado para ser vice-prefeita na chapa de Eliziane Gama.

“A legitimidade se acaba quando a crítica tem como horizonte um projeto meramente pessoal, quando a crítica não visa o bem comum, quando a crítica tem como objetivo beneficiar a pessoa que faz a crítica. Esse discurso ganha o nome de oportunismo e não deixa de ser uma crítica realmente. E o oportunismo nunca esteve preocupado com a verdade, o oportunismo é individualista jamais leva em consideração o bem comum, que aliás, o bem comum é a missão nobre aqui de nós políticos, agentes públicos, que somos procuradores do povo”, declarou Gardênia Castelo, que entendia que as críticas de Eliziane eram oportunistas pelo fato dela querer disputar a Prefeitura de São Luís.

Casteloeeliziane

Entretanto, atualmente as duas estão do mesmo lado e, pelo visto, querendo trazer de volta para a capital maranhense o modelo de administrar de Castelo, outrora criticado por Eliziane Gama.

O próprio João Castelo, em artigo publicado no Jornal Pequeno, foi categórico em afirmar que a pré-candidatura que mais se aproxima do seu modo de governar é Eliziane Gama.

“Depois de uma análise criteriosa, concluí que o conteúdo programático que mais se aproxima do trabalho que realizamos em São Luís é o da pré-candidata Eliziane Gama. Assim, estou anunciando agora o meu apoio à pré-candidatura de Eliziane a Prefeitura de São Luís”, escreveu Castelo.

E ainda tem gente que não compreende a queda e/ou estagnação de Eliziane Gama nas pesquisas e principalmente o aumento absurdo de sua rejeição, mesmo ela jamais tendo ocupado um cargo no Executivo.

Mas a explicação é óbvia: a incoerência e o vale tudo pelo poder é algo abominável e não mais tolerável pelo eleitor.

E como recordar é viver, isso será bastante lembrado durante a campanha eleitoral.