roberto1O deputado estadual Roberto Costa, there que é um dos líderes do PMDB no Maranhão e pré-candidato à Prefeitura de Bacabal, afirmou em entrevista ao jornal O Estado do Maranhão que o partido ainda está indefinido sobre a disputa eleitoral em São Luís.

Roberto Costa deixou claro que apesar do PMDB defender candidatura própria, não descartou a possibilidade de composição de uma aliança com outro nome, principalmente se o partido não tiver uma candidatura competitiva.

“A prioridade do partido é ter uma candidatura própria. Mas não basta só isso. Tem de ser uma candidatura forte que consiga aglutinar em torno dela as forças partidárias. Contundo, não deixamos de fazer outras articulações. Estamos mantendo sim, conversas políticas com outros partidos, no sentido de compormos uma aliança, caso o partido não tenha essa candidatura própria fortalecida. E essa prerrogativa será estabelecida não apenas em São Luís, mas em todo o Maranhão”, afirmou.

Para Roberto Costa, o pré-candidato do PMDB, o vereador Fábio Câmara, apesar do apoio da legenda, não tem conseguido avançar muito.

“O PMDB tem dado todo o apoio ao vereador Fábio Câmara com espaços partidários, para que ele possa viabilizar sua candidatura. Entretanto, as pesquisas têm mostrado que ele não tem conseguindo avançar nos índices. O senador João Alberto [presidente do PMDB no Maranhão] tem dito que o percentual para encarar uma candidatura própria seria em torno de 10%. A prioridade do partido sempre foi pela candidatura própria, mas como disse o senador João Alberto, não existe candidatura irreversível”, declarou.

O deputado estadual também entende que nesse momento, faltando três meses para a eleição, o PMDB não teria como viabilizar uma nova candidatura e assim descartou a pretensão da colega deputada estadual Andrea Murad.

“A deputada Andrea Murad tem feito um bom trabalho na Assembleia, mas hoje não temos condições de fazer o nascimento de uma nova candidatura, em detrimento do tempo para viabiliza­la. Caso o vereador Fabio Câmara não consiga se viabilizar para disputar o pleito, o partido buscará uma composição com outros nomes, no sentido de manter o seu espaço dentro na eleição e dentro da cidade de São Luís”, disse Costa.

Roberto Costa disse ainda que todos os principais pré-candidatos envolvidos na disputa eleitoral da capital maranhense já teriam procurado o PMDB para uma aliança.

“Os pré­candidatos, prefeito Edivaldo Holanda Junior, deputado Wellington do Curso, deputada Eliziane Gama, deputado Eduardo Braide, já nos procuraram no sentido de buscar uma composição. Assim que definirmos a posição do partido em relação ao nome do vereador Fábio Câmara e a sua viabilidade para uma candidatura própria, buscaremos uma composição com o melhor nome”, assegurou.

Agora é aguardar e conferir o posicionamento do pré-candidato Fábio Câmara e do próprio PMDB.