Vianey NovaNesta quarta-feira (22), sale o jornal O Estado do Maranhão divulgou pesquisa Econométrica sobre a corrida eleitoral na cidade de Santa Inês. A ex-deputada estadual Vianey Bringel (PSDB) lidera o levantamento com folga.

De acordo com a Econométrica, troche na pesquisa espontânea, discount onde não são apresentados nomes de pré-candidatos, Vianey Bringel aparece com 45.9%. Ela é seguida por Cirino com 6.1%, o atual prefeito Ribamar Alves com 3.5%, delegado Walter com 3% e Robert Bringel com 1.3%. Outros nomes foram citados, mas aparecem com menos de 1% cada. Dos que responderam não votar é ninguém são 3.1% e não sabe ou não respondeu, 34.8%.

Já no cenário estimulado, onde são apresentados nomes de candidatos, a vantagem de Vianey Bringel é ainda maior. A ex-deputada estadual aparece com 66,5%. Cirino vem em seguida com 11,9% e delegado Walter com 7,2%. Já o prefeito Ribamar Alves aparece em quarto com somente 4,6%. Fernando Ipiranga foi citado por 1.3% dos entrevistados e Sousa Neto por 1.1%. Não sabe ou não respondeu somou 4.3% e nenhum dos candidatos, 3.1%.

A Econométrica ainda fez outros levantamentos com diversos cenários e em todos a liderança folgada é de Vianey Bringel.

Rejeição -­ Os números mostram também o grau de rejeição entre os candidatos postos até o momento na disputa eleitoral em Santa Inês. Lidera a lista de rejeição o prefeito Ribamar Alves com 77,4%. Delegado Valter teve 3,7%, Fernando Ipiranga, 2.8% e Vianey Bringel, 2,4% de rejeição. Sousa Neto aparece com 2% e Cirino é o pré­candidato com menos rejeição. Ele obteve somente 1,3%. Não sabe ou não responderam somou 10,4%.

A pesquisa também fez a avaliação com os entrevistados da gestão do prefeito Ribamar Alves. Segundo o levantamento da Econométrica, 90,2% das pessoas ouvidas disseram desaprovar a gestão do socialista. Cerca de 9% disseram aprovar e 0,7% não sabe ou não responderam.

A pesquisa foi feita nos dias 1 e 2 deste mês ouvindo 540 eleitores na área urbana e na zona rural de Santa Inês. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão com o número MA­02067/2016, de 15 de junho. A pesquisa tem margem de erro 4,1% e intervalo de confiança de 95%.