andrea_fabio-1O PMDB em São Luís vive um dilema terrível e demonstra uma desarticulação total. O partido segue fragilizado e com os seus principais líderes ainda atônitos pela derrota sofrida em 2014 para a disputa pelo Governo do Maranhão.

Faltando menos de quatro meses para o pleito eleitoral, treat o partido segue sem nenhuma definição. A cúpula do partido dizia que o PMDB teria candidatura própria e que o nome seria de Fábio Câmara, mas muitos segmentos trabalhavam em outra direção e paqueravam a vaga de vice dos principais candidatos nas pesquisas, principalmente do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

No caso da aliança com Edivaldo, o Blog se arrisca a dizer que ela só não foi concretizada pelo impasse no nome do candidato a vice. Um grupo, mais ligado a cúpula do partido, defendia o nome de André Campos, mas o grupo político de Edivaldo só aceitava a aliança com os peemedebistas se o nome fosse de Helena Duailibe.

Sem acordo, o impasse permaneceu e o PMDB, agora, deve mesmo partir para uma candidatura própria. O problema é que a pré-candidatura do vereador Fábio Câmara não decolou, talvez muito por falta de apoio verdadeiro do partido.

Agora o partido vive um novo dilema, correr o risco de sair mais fraco do que entrou, afinal além da disputa majoritária, existe a disputa para o Legislativo e o PMDB sofre com a chapa de candidatos a vereador, pois não possui nomes fortes o suficiente para garantir a eleição de pelo menos um parlamentar.

O caminho poderia ser fazer alianças, mas nesse momento é complicado encontrar legendas que queiram arriscar entrar num projeto desses.

Sendo assim, indiscutivelmente o caminho mais viável e menos arriscado para o PMDB é a candidatura da deputada estadual Andrea Murad. Além de possuir um nome novo na disputa e que poderia fazer contraponto a única candidata mulher, a deputada federal Eliziane Gama (PPS), a candidatura de Andrea permitiria que Fábio Câmara pudesse disputar a reeleição para vereador.

Como candidato a vereador, Fábio Câmara poderia ser novamente um puxador de votos, tendo força, inclusive, para garantir o crescimento do PMDB na Câmara de Vereadores.

Resta saber se a vaidade de alguns peemedebistas e o interesse pessoal de outros não irá, mais uma vez, sobrepor o interesse coletivo do PMDB.

É aguardar e conferir.