flavio

Após a cobrança feita pelo Blog, no fim da manhã desta segunda-feira (30), o governador Flávio Dino resolveu, um dia antes de findar o prazo, escolher o novo procurado geral de justiça do Ministério Público.

Assim como fez no caso da escolha do defensor geral do Maranhão, o governador não escolheu o candidato que venceu as eleições e o primeiro da lista tríplice. No caso do Ministério Público o escolhido foi o promotor Luiz Gonzaga Martins Coelho.

O novo procurador geral de justiça foi o segundo mais votado com 183 votos. Ficou atrás do promotor José Augusto Cutrim Gomes (212 votos) e à frente do promotor Justino da Silva Guimarães (146 votos), que completaram a lista tríplice. A posse do novo procurador-geral de justiça está marcada para o dia 15 de junho.

Perfil – Luiz Gonzaga Martins Coelho ingressou no Ministério Público do Maranhão em 3 de janeiro de 1994, como promotor de justiça substituto. Foi titularizado na Comarca de Olho D’Água das Cunhãs, de onde foi promovido, por merecimento, para a 2ª Promotoria de Justiça de Presidente Dutra.

Em maio de 1998, foi promovido para a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Timon, mais uma vez pelo critério de merecimento. O promotor foi titular, ainda, de promotorias nas Comarcas de Caxias e Bacabal. Desta última foi promovido, em 2012, para São Luís. Na capital, ocupa a 28ª Promotoria de Justiça Especializada, com atribuições na área da infância e juventude.

Luiz Gonzaga Coelho também foi presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão, no período de 2004 a 2007.