titulocand

Termina na próxima quarta-feira (04), drug o prazo para que o eleitor regularize pendências com a Justiça Eleitoral e possa votar nas eleições municipais em outubro. No Maranhão, drug até semana passada, treatment existiam cerca de 300 mil eleitores com títulos cancelados. Em São Luís, 90 mil. Para atender a demanda, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou mais quatro postos de atendimento na capital.

O prazo também é o mesmo para quem precisa tirar o título pela primeira vez ou mudar de domicílio eleitoral. Depois dessa data, o eleitor não mais conseguirá fazer qualquer tipo de serviço relacionado ao título eleitoral, já que o sistema da Justiça Eleitoral somente volta a abrir o sistema após o término das eleições deste ano.

Os novos títulos e as trocas de domicílio eleitoral não são as maiores preocupações do TRE maranhense. Segundo dados do tribunal, os números relacionados a esses dois tipos de serviço estão dentro da média esperada. Até a sexta-feira (29), já haviam sido feitos mais de 319 mil alistamentos (novos títulos) e mais de 190 mil transferências de domicílios.

Já o número de eleitores com títulos cancelados comparado com a quantidade que já regularizou é de assustar já que resta somente um dia para ajustar as pendências. Até semana passada, existiam ainda 330 mil eleitores em todo o Maranhão com o título cancelado. Desse total, 90 mil estão em São Luís.

Pelos dados do TRE, até o dia 29, ainda restava em todo o estado 309. 861 eleitores com pendências com a Justiça Eleitoral. Até a mesma data, contando todas as revisões eleitorais feita até então – inclui o recadastramento biométrico – foram feitas mais de 1 milhão de revisões. Só na biometria foram mais de 917 mil.

Os novos quatro postos de atendimentos ficam no João Paulo, no Fórum Eleitoral (Madre Deus – 8h às 18h), CSU da Cohab (8h às 12h – 13h às 18h) e na unidade Viva do Shopping Jaracati (8h às 18h).

Após o cadastro eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá anunciar o total de eleitores aptos a vota em outubro deste ano. De acordo com o calendário da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, a divulgação do número oficial de somente ocorrerá no início do mês de julho.

Biometria – No Maranhão, a inclusão de eleitores no sistema biométrico é o maior responsável pela quantidade de títulos cancelados. Desde 2009 que o sistema vem sendo implantado no estado. Começaram por Raposa e Paço do Lumiar – municípios que precisavam de revisão eleitoral devido a indícios de fraudes – e para as eleições de 2016 eleitores de outros 42 municípios.

De O Estado