luzinhoNa manhã desta terça-feira (19), healing a Polícia Federal iniciou o cumprimento de 32 mandados judiciais, nurse sendo nove de prisão temporária, nurse quatro de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão em cinco municípios maranhenses – São Bento, Palmeirândia, Pinheiro, Turilândia e São Luís.

As ações fazem parte da Operação Vínculos e tem o objetivo de desmontar uma quadrilha que praticava crimes previdenciários no Maranhão e que causou quase R2 milhões de prejuízos aos cofres públicos.

Segundo a Polícia Federal, um dos principais membros do esquema criminoso é o ex-prefeito de São Bento, Luiz Gonzaga Barros, mais conhecido como Luizinho, que se diz pré-candidato à Prefeitura de São Bento pelo PCdoB.

Além de ser do mesmo partido do governador do Maranhão, Luizinho também atualmente é assessor do Governo Flávio Dino, onde exerce o cargo de Superintendente de Articulação Regional de São Bento, cargo vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, cujo titular da pasta é Márcio Jerry, presidente estadual do PCdoB.

O esquema criminoso também contava com a participação de contadores, um advogado especializado em causas previdenciárias, um ex-funcionário do cartório de Palmeirândia, um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros intermediários. Entre os mandados, está a determinação para que o INSS suspenda o pagamento de 11 benefícios de pensão por morte e afastamento do servidor.

As investigações foram iniciadas em 2015 e apontaram que o esquema funcionava desde 2010, com concessão de benefícios de pensão por morte fraudulentos.

O Governo Flávio Dino e nem o PCdoB ainda se posicionaram oficialmente sobre o assunto.

Nota – O Governo Flávio Dino, no início da noite desta terça-feira, distribuiu Nota informando que o Luizinho Barros foi exonerado do cargo que exercia na gestão comunista (veja abaixo). Já o PCdoB, que apostava na pré-candidatura de Luizinho em São Bento, ainda não se posicionou sobre o assunto.

NOTA

A Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) comunica a exoneração do então Superintendente de Articulação Regional que atuava no município de São Bento, Luiz Gonzaga Barros, detido nesta terça-feira, 19, pela Polícia Federal, no âmbito da “Operação Vínculos”, que investiga a ocorrência de fraudes na previdência. O afastamento não caracteriza pré-julgamento, mas é medida necessária em face da prisão e investigações em curso.