codoPontualmente às seis horas da manhã do dia 16 de abril a salva de fogos anunciava o aniversário de emancipação política de Codó. Por toda a manhã, doctor autoridades políticas federais, estaduais e municipais celebraram junto com a população os cento e vinte anos de emancipação política do município. No início da manhã, os convidados e visitantes puderam acompanhar o desenvolvimento e crescimento da cidade pelas lentes do repórter cinematográfico e documentarista Cândido Sousa, em fotografias históricas expostas na Praça Ferreira Bayma.

Após o hasteamento dos pavilhões da cidade, do Estado do Maranhão e do Brasil, da parada cívica, que contou com a participação de diversas escolas, aconteceu uma breve celebração ecumênica. Dentre as autoridades presentes estavam presentes o prefeito de Codó, Zito Rolim, a primeira dama, Eliene Rolim, o senador da república Roberto Rocha, o deputado estadual Glalbert Cutrim, secretários municipais, representantes do legislativo, empresários e convidados.

De forma eloquente e emocionada, o prefeito Zito Rolim cumprimentou a todos e falou sobre os motivos que as famílias codoenses têm a comemorar pelos 120 anos de Codó. “Tenho certeza que todos nós temos motivos de sobra para comemorar. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo nosso país, temos a certeza que estamos conseguindo ir à frente e manter a dignidade de nossos servidores e nosso povo. A história de Codó é muito relevante e suas conquistas recentes são inéditas. Enquanto os pessimistas reclamam sobre as dificuldades, nós estamos trabalhando e sobrepujando as dificuldades. Dessa forma estamos levando positivamente o nome de Codó ao nosso Estado e ao nosso país”, agradeceu.

O deputado Glalbert Cutrim agradeceu a todo carinho sempre recebido pela população codoense. “A cidade de Codó hoje faz aniversário e é claro que não poderia deixar de estar aqui com todos vocês. Uma cidade linda, histórica, importante para nosso Estado e que possui uma população trabalhadora, guerreira e carinhosa. Uma população que tem a capacidade de abraçar a todos que aqui chegam. Obrigado Codó e parabéns pelos seus cento e vinte anos de vida”.

codo1Em suas palavras o senador Roberto Rocha parabenizou o povo de Codó e disse ser um privilégio participar da história do crescimento da cidade. “É uma grande satisfação estar presente no aniversário de uma cidade do coração e uma das mais importantes do nosso Estado. Quero dizer que sempre irei lutar para trazer benefícios e melhorias a este município e sua população”.

No período da tarde, o prefeito Zito Rolim e autoridades seguiram em comitiva para as inaugurações. Ao lado da primeira dama, do senador Roberto Rocha, do deputado Glalbert Cutrim e a população, o prefeito inaugurou a ampliação e reforma da CMEI José Robson Gonsalves Rolim, as unidades básicas de saúde, Veridiano Alves Santos e Pedro Celestino Luz Junior e o sistema de abastecimento do povoado Santa Barbara.