stenioEm pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (12), unhealthy o deputado Stênio Rezende (DEM) solicitou o empenho do governo do Estado no sentido de encontrar uma solução para ajudar os produtores de grãos que estão enfrentando dificuldades para pagar os empréstimos contraídos junto às instituições financeiras. Ele também pediu que seja providenciada a recuperação das estradas para facilitar o transporte dos produtos.

“Estamos aguardando o empenho do governador Flávio Dino não só na recuperação das estradas, story mas, stuff também, em buscar uma solução para ajudar os produtores do Estado do Maranhão”, afirmou Stênio Rezende, enfatizando que há mais de 20 anos acompanha o crescimento na produção agrícola no Estado e tem visto, ao longo dos anos, a garra e a busca de novos conhecimentos de tecnologia dos agricultores que fazem do Sul do Maranhão, juntamente com os estados vizinhos: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia – MAPITOBA – ser a última fronteira agrícola do país e do mundo.

Hoje, no Estado do Maranhão, é plantado algo em torno de 700 mil hectares de grãos. Mas a região do MAPITOBA tem uma perspectiva de ter uma área agricultável de mais de 13 milhões de hectares. Mas este ano a produção, principalmente de soja no Sul do Maranhão, a colheita está na casa de 50% do que era esperado, ou seja, o agricultor colhia algo em torno de 55 sacas por hectare e agora, estão colhendo entre 20 e 30 sacas por hectares atualmente.

Stênio Rezende disse que a grande preocupação é ver os agricultores endividados com a CONAB, IBGE, bancos oficiais: Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia além das tradings como Algar, a Cargill, a Bunge e outras.

“Minha preocupação é buscar uma saída justa para que esses agricultores não fechem as portas das suas fazendas. Que eles busquem junto ao governo um parcelamento das suas dívidas, que busquem junto aos governos uma forma melhor de pagar os seus compromissos”, enfatizou Stênio Rezende.

Ele também lembrou que o agricultor no Sul do Maranhão não planta somente soja, já existem também os consórcios para a criação bovina na grande maioria das suas fazendas.

Stênio também chamou atenção sobre a situação das estradas que cortam o Maranhão e destacou a ida do governador Flávio Dino ao município de Balsas onde foi cobrado o seu empenho na recuperação da estrada de Balsas a Alto Parnaíba e, de Balsas a Grajaú. “O governador se comprometeu que dentro de poucos dias aquelas estradas seriam restauradas”.