escutecNesta segunda-feira (11), medical o Instituto Escutec divulgou a primeira pesquisa eleitoral em 2016 para a Prefeitura Municipal de São Luís. O levantamento foi encomendado pelo PMDB e confirma a realização de um segundo turno para definir quem será o vencedor do pleito.

Faltando seis meses para a eleição, nos vários cenários realizados, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) segue na frente variando entre 21,9% e 26%. Na sequência aparecem o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) que varia de 15,5% a 16,9% e o ex-prefeito e deputado federal João Castelo que oscila de 15,6% a 15,7%.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, significa dizer que qualquer um dos três principais candidatos podem chegar ao segundo turno ou ficar fora dele, dependendo do desenrolar da campanha.

O que chama atenção também é o número de eleitores indecisos ou que disseram não votar em nenhum dos candidatos. Dependendo do cenário apresentando, esse número varia de 20% a 34%, ou seja, percentual maior até que os candidatos que lideram a corrida eleitoral.

A pesquisa Escutec/PMDB foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, no dia 5 de abril, sob o número MA-01393/2016. O levantamento ouviu 1001 pessoas em São Luís, entre os dias 5 e 7 de abril.

Outros nomes – Quem também merece destaque na pesquisa é o deputado estadual Wellington do Curso (PP), que registrou índices que variam entre 5,5% e 8,6%; o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) varia de 3% a 8,7%; a vereadora Rose Sales (PMB), variando entre 6,5% e 8,8% e o vereador Fábio Câmara (PMDB), que registrou índices de 5,7% e 6,6%. Presente em todos os cenários, João Bentivi (PHS), registrou índices entre 1,1% e 1,8%.

A pesquisa mediu ainda a intenção de votos para os candidatos Andrea Murad (PMDB), Neto Evangelista (PSDB) como substitutos de outros nomes de seus partidos, em alguns cenários. Os índices de Andrea variaram entre 3,7% e 4,2%, já Evangelista, por sua vez, registra 3,3% e 3,7% nos dois cenários em que aparece.

Vale destacar que em nenhum cenário foi incluído o nome do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que na semana passada confirmou sua pré-candidatura.