onibusQuando do reajuste da tarifa do transporte público, for sale algo que era previsível, stomach a maior reclamação dos usuários nem foi pelo realinhamento de preços, mas sim pela péssima qualidade de alguns ônibus da frota que atende a capital maranhense.

Nesta quinta-feira (07), o Governo do Maranhão juntamente com a Prefeitura de São Luís, numa excelente ação em conjunto, deflagraram a “Operação Trânsito Seguro” e, logo no primeiro dia, tiraram de circulação oito veículos com mais de 20 anos de fabricação. Os ônibus foram tirados imediatamente de circulação e substituídos por ônibus semiurbanos da MOB e SMTT.

A ideia é dar prosseguimento a operação, continuando assim a retirada dos ônibus velhos de circulação e substitui-los por ônibus em condições de prestar um bom serviço ao usuário do transporte público coletivo da capital.

A Prefeitura de São Luís, com o apoio decisivo do Governo do Maranhão, seguirá com a iniciativa para atenuar o problema, enquanto paralelamente seguirá também com o processo de licitação do transporte público, que realmente e definitivamente solucionará o impasse.

Entretanto, duas situações na operação acabaram chamando atenção. A necessidade impressionante do diretor do PROCON, Duarte Júnior, em aparecer e ganhar méritos isoladamente de uma ação em conjunto. Passou a nítida impressão que o órgão de defesa do consumidor agiu sozinho, quando na realidade contou também com as participações da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Instituto de Meterologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA).

Além disso, foi espantoso como a imprensa rapidamente, mesmo sendo uma operação “surpresa”, soube da ação. É preciso que as operações “surpresas”, sejam realmente sigilosas e que a adoração pela mídia não sobrepunha isso, afinal, como já dizia meu avô: quem quer pegar galinha, não diz xô!”.

De qualquer forma, a iniciativa está de parabéns, pois enquanto a licitação não for concluída, a retirada de ônibus velhos das ruas de São Luís é um alívio imediato ao usuário do transporte público coletivo da capital maranhense.