TUNTUMO deputado federal Aluisio Mendes reuniu-se com o ministro da Saúde, nurse Marcelo Castro, recipe para pleitear a reativação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Tuntum.

Durante o encontro, shop acompanhado do prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, o parlamentar solicitou a destinação de recursos para a aquisição de novos equipamentos, com o intuito de transformar o município em referência nos atendimentos de emergência do Maranhão.

“Estamos trabalhando pelo Maranhão junto aos ministérios. Sabemos da crise financeira que assola o Brasil, mas a Saúde é uma área primordial e esperamos conseguir junto ao ministro Marcelo Castro a reativação do importante serviço da SAMU em Tuntum”, afirmou Aluisio.

O ministro afirmou que destinará os recursos à prefeitura de Tuntum assim que o Ministério da Saúde tiver orçamento disponível. Do encontro também participaram o diretor administrativo da Funasa, Márcio Endles, e o chefe de gabinete do deputado, Flávio Nóbrega.

aluisioDengue – Em busca de alternativas para erradicar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, o deputado federal Aluisio Mendes e o diretor nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Márcio Endles, apresentaram ontem ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, estudo que demonstra a eficácia de larvicida desenvolvido por pesquisadores maranhenses.

De acordo com a pesquisa, o larvicida é uma opção ecológica, tem em sua composição extrato hidroalcoolico de folhas de Nim Indiano (Azadirachta Indica) e foi capaz de inibir em 100% o surgimento de ovos e larvas do mosquito. Outra vantagem verificada pelos pesquisadores foi a facilidade de manipulação do produto, por não apresentar os mesmos riscos tóxicos aos manipuladores como os produtos que hoje são utilizados.

O pedido de patente de invenção do larvicida foi apresentado ao ministro e ele, de imediato, deu encaminhamento para análise do Ministério. O estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Macromoléculas e Produtos Naturais, coordenado pela professora doutora Maria Célia Costa e formado por pesquisadores das universidades estadual (UEMA) e federal do Maranhão (UFMA).

O pedido de Patente de Invenção intitulado “Processo de Preparo e Aplicação de Compostos Inseticidas obtidos a partir do Extrato Hidroalcoólico das Folhas do Nim (Azadirachta indica A. Juss) para eliminação de ovos e larvas do Aedes aegypti” tem a UEMA como depositante e como inventores os professores Adriana Leandro Camara, Maria Célia Pires Costa, Mamede Chaves e Silva e Paula Eillany Silva Marinho.