deputadosNa edição deste domingo (07), store o jornal O Estado do Maranhão fez uma matéria interessante, sickness onde destaca os deputados estaduais que devem disputar as eleições municipais em 2016.

Na matéria, cheap o jornal destacou o nome de oito parlamentares que estão na foto acima – Alexandre Almeida (PSD), Andrea Murad (PMDB), Roberto Costa (PMDB), Francisca Primo (PT), Levi Pontes (SD), Paulo Neto (PSDC), Bira do Pindaré (PSB) e Wellington do Curso (PPS). Entretanto, o Blog acrescentaria mais dois nomes na lista de O Estado, os deputados Sousa Neto (PROS) e Marco Aurélio (PCdoB) também vislumbram a possibilidade de disputar as eleições municipais.

Alexandre Almeida é pré-candidato a prefeito da cidade de Timon e tem como principal adversário o prefeito Luciano Leitoa (PSB), que busca a reeleição de seu mandato. O deputado aparece na primeira colocação na pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo MA 03135/2016 e tem o nome consolidado como favorito, até aqui, na corrida eleitoral.

Andrea Murad lançou somente há duas semanas pré-candidatura para a Prefeitura da capital. Ela briga por espaços no diretório municipal do PMDB com os também pré-candidatos vereador Fábio Câmara e superintendente da Funasa no Maranhão, André Campos.

Roberto Costa, também do PMDB, tem interesse na Prefeitura de Bacabal. Ele conta com o apoio do senador João Alberto (PMDB) e busca apoio também, do Executivo Estadual para a disputa. Até dezembro do ano passado, o peemedebista liderava pesquisas de intenções de votos.

sousanetoSousa Neto deve disputar a eleição na cidade de Santa Inês. O parlamentar tem acompanhado de perto a movimentação política na sua cidade e principalmente após a prisão do prefeito Ribamar Alves, Sousa Neto deve inclusive polarizar a disputa com Vianey Bringel (PSDB), ex-deputada estadual e esposa do ex-prefeito Roberth Bringel.

A deputada Francisca Primo, por sua vez, é pré-candidata em Buriticupu. Ela trabalha pela sucessão do prefeito José Gomes Rodrigues (PMDB), que busca a sua reeleição. Primo tem um grupo consolidado no município e conta com o apoio de várias correntes para a disputa eleitoral.

Wellington do Curso (PPS) é o pré-candidato a prefeito de São Luís. Ele ainda não iniciou conversas com outros partidos para a construção de alianças políticas, mas tem feito forte oposição ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) na Assembleia Legislativa. Ele já colocou o seu nome à disposição do PPS para a disputa.

Bira do Pindaré, que deve retornar a Assembleia ainda no mês de fevereiro, é outro nome que deve disputar a eleição municipal de São Luís. O deputado tem se movimentado para buscar apoio nessa sua empreitada.

Outros dois pré-candidatos do Legislativo Estadual são Levi Pontes e Paulo Neto. Ambos pretendem disputar a cadeira do Executivo de Chapadinha. O grupo de Levi Pontes tenta agora, costurar um acordo com Paulo Neto, para que ele aceite compor com o colega, na condição de candidato a vice-prefeito. Apesar disso, não há nada certo. Levi e Paulo Neto têm evitado embate direto na Assembleia.

Em Imperatriz, o clima já não é dos melhores entre PCdoB e PDT. O deputado Marco Aurélio está tentando viabilizar sua candidatura e contará com o apoio da cúpula comunista na disputa, mesmo que atinja os interesses do ‘aliado’ PDT que lançará Rosangela Curado como candidata.