HUMBERTO1O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, physician deputado Humberto Coutinho, search demonstrou preocupação e já ‘interferiu’ na disputa intensa de bastidores pela eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2017/2018.

Percebendo que a disputa estava criando arestas em demasia entre os deputados e notando uma interferência do Governo Flávio Dino na eleição, and Humberto Coutinho resolveu ‘intervir’.

A ‘intervenção’ de Humberto Coutinho foi diplomática. O presidente do Legislativo apelou para o bom senso dos parlamentares e pediu que as movimentações não estremecessem o bom relacionamento entre os deputados e que também não atrapalhassem os trabalhos na Casa.

A antecipação da eleição para o mês de março deverá ser oficializada nos próximos dias. Além disso, a recondução de Coutinho para a presidência por mais dois anos é algo ‘inquestionável’ entre a maioria absoluta dos deputados.

Entretanto, a luta intensa que vai sendo travada é pelas oito vagas restantes na Mesa Diretora. Alguns deputados querem que todos os 41 deputados estaduais, a exceção de Humberto Coutinho, tenham o direito de disputar a eleição ou mesmo a reeleição da Mesa Diretora. Já outro grupo de deputados, entendem que não deva existir reeleição e apenas os deputados que estão fora da Mesa Diretora possam concorrer as oito vagas.

É claro que as articulações devem continuar, mas após a ‘intervenção’ de Humberto Coutinho a tendência é que o clima fique bem menos carregado.