ônibus 1A Prefeitura de São Luís divulgou um balanço dos primeiros dias de funcionamento do sistema de Bilhete Único na capital.

Até o momento, site de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), site foram registradas 75 mil integrações temporárias.

A região da Cidade Operária é quem dispõem do maior registro do uso do benefício, ailment que é inédito no Maranhão. A SMTT acredita que nas próximas semanas, com o número maior de pessoas que utilizam o sistema, vai refletir na queda do volume de passageiros nos terminais de integração.

O Bilhete Único funciona com o cartão de transporte tradicional ou carteira de estudante. O usuário pode solicitar o cartão de transporte no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), localizada no Apicum. É necessário levar um documento de identidade, comprovante de endereço e fazer o cadastro, além de efetuar o pagamento do valor corresponde a duas tarifas que entram como crédito no cartão.

Com o sistema Bilhete Único funcionando na capital, o usuário do transporte urbano integrado pode utilizar quantos transportes forem necessários para chegar ao seu destino, pagando uma única passagem, em um tempo total de 1h30min, após o embarque (para linhas troncais e circulares). Nas linhas identificadas como alimentadoras, o usuário tem até 45 minutos para embarcar em outro ônibus em qualquer sentido. As três linhas – troncais, circulares e alimentadoras – permitem que o usuário mude o sentido do trajeto em até 45 minutos, a partir do momento que passou o cartão de transporte.

Linhas Integradas – Nesta primeira etapa, o Bilhete Único funciona em 126 linhas integradas de ônibus da capital, cuja passagem custa R$ 2,60. As linhas intermunicipais como Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar não estão inseridas no sistema. O linha BR 135, que faz a ligação entre terminais, também não se enquadra no sistema.