Zé Carlos 2O deputado Zé Carlos (PT) foi à tribuna da Câmara na manhã de ontem, online durante sessão solene em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista, view comemorado no dia 15 de dezembro. A data também marca o quarto ano de fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dos 27 CAUs dos estados e do Distrito Federal.

Durante sua fala, destacou a importância da profissão e sua admiração pela mesma. “Parabenizo todos os trabalhadores e trabalhadoras que exercem o poder de criação tridimensional. Que conseguem unir técnica, arte e conhecimento científico. Hoje celebramos o dia daqueles que se empenham para construir cidades humanas e obras”, comentou.

Na oportunidade, o parlamentar registrou a visita do jovem arquiteto e fotógrafo argentino, natural Córdoba, Gonzalo Viramonte. Reconhecido mundialmente, com renomadas premiações, Gonzalo tem como maior inspiração Oscar Niemayer e foi à Brasília para fotografá-la de forma diferenciada, com a sua técnica aprimorada em que prioriza os detalhes, a perspectiva das obras, com uma visão que foge do lugar comum e que valoriza ainda mais as joias arquitetônicas que Brasília ostenta em verdadeira exposição a céu aberto.

“Brasília me parece monumental e um modelo urbano a seguir”, disse o jovem argentino