todosUma importante parceria realizada entre a Prefeitura de São Luís e o Colégio Educator vai contribuir para a criação de mais espaços de leitura, iniciativa desenvolvida por meio do programa “Todos por São Luís”, nos bairros onde ocorrem as ações do projeto. Na manhã desta quarta-feira (26), a primeira-dama da capital, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, recebeu um lote com cerca de 200 livros de literatura infantil, frutos de arrecadação realizada entre os alunos do Colégio Educator.

Camila destacou a importância da iniciativa que tem como objetivo estimular nas crianças e jovens o gosto pela leitura e proporcionar espaços onde eles possam desenvolver a atividade. “O engajamento das instituições parceiras tem sido de fundamental importância para a viabilização desses ‘cantinhos da leitura’, que são como sementes deixadas nos bairros por onde passa o programa “Todos por São Luís”. A ação, além de propiciar esses espaços, contribui ainda para estimular o senso de solidariedade nas crianças que contribuem com as doações nas escolas parceiras”, disse a primeira-dama.

O ato de doação aconteceu na unidade do Calhau e contou com a presença dos alunos da Educação Infantil; da diretora da Biblioteca Municipal do Bairro de Fátima, Rita Oliveira; da assessora municipal, Graça Moura; da coordenadora da biblioteca do Educator, Genilde Baldez; entre outros profissionais da escola.

No Colégio Educator, os livros foram arrecadados por meio da campanha “Um ao outro Ajudou”, desenvolvida pela escola, com o envolvimento de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, sob a coordenação da biblioteca da instituição. O acervo arrecadado é composto em sua maioria por títulos da literatura infanto-juvenil.

A coordenadora da campanha “Um ao outro Ajudou”, Josane Cavalcante Ferreira, que é professora de ensino religioso no Educator, analisou a importância da parceria com o “Todos por São Luís” e do envolvimento dos alunos no projeto. “Esse ato de doação de livros com a participação de nossos alunos é uma culminância dos ensinamentos repassados em sala de aula sobre valores, amor ao próximo, ética e solidariedade, por exemplo. É fazer na prática o que aprenderam na teoria”, frisou a professora.

O projeto de criação dos espaços de leitura nos bairros onde forem realizadas as edições do programa “Todos por São Luís” é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, que visa instalar novos espaços para a atividade e oportunizar à população outros pontos de pesquisa, saber e conhecimento.