codo1Na manhã desta terça-feira (24) foi realizada a primeira visita técnica do terreno onde funcionará o Núcleo de Educação Integral no município de Codó. Técnicos e assessores da Secretaria Estadual de Educação, pharmacy a gestora da Regional de Educação, Fátima Falcão, o secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Márcio Esmero e o prefeito Zito Rolim foram ao bairro São Vicente Palocci, na região da Trizidela para fazer a primeira vistoria.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Educação do Estado, Marcos Ferreira, Os Núcleos de Ensino Integral funcionarão como um espaço aberto aos estudantes: um lugar para a prática de estudos, pesquisa, formação continuada, empreendedorismo, esporte e lazer.

“O prefeito Zito Rolim disponibilizou esse terreno, que se adequa ao que o projeto necessita em termos de espaço físico e localização. É uma parceria entre Estado e Município que vem reforçar a parte educacional, cultural e esportiva dos alunos da rede pública e da comunidade como um todo”.

Codó será uma das primeiras cidades do Maranhão a receber uma unidade do Núcleo de Educação Integral. Na primeira fase de implantação, serão 13 cidades atendidas com Núcleo de Educação Integral para os alunos do Ensino Médio. Cada Núcleo atenderá aproximadamente cinco mil estudantes que integram as escolas dessas regiões, que poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades complementares aos estudos regulares. Laboratórios, quadras poliesportivas, salas de artes, salas de idiomas, de descanso e auditórios são alguns dos espaços que poderão ser desfrutados por toda a comunidade escolar.

A assessoria técnica da Secretaria Estadual de Educação informou que os núcleos terão 06 salas temáticas; 01 quadra; 01 auditório; 01 biblioteca; 04 laboratórios, sendo: 01 laboratório de Quimíca/Biologia/Física,  01 de Robótica, 01 de Informática e 01 de Matemática; 01 sala de Artes, 01 sala de Idiomas, 02 salas de descanso para os professores, 01 sala de descanso para os alunos; 01 ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado, sala de direção.

“É uma parceria muito importante entre o prefeito Zito Rolim e o Governo do Estado, que irá integrar e reforçar os conhecimentos dos nossos alunos da rede pública. Um espaço onde poderão aprimorar talentos, desenvolver novas habilidades, praticar esportes e consolidar os conteúdos mediados pelos professores em sala de aula. O terreno se localiza perto de escolas da rede estadual e municipal e irá desenvolver muito o bairro e a região da Trizidela”, explicou o Secretário Municipal de Infraestrutura, Márcio Esmero.

Para o prefeito Zito Rolim, a obra irá valorizar a educação das redes do estado e município, bem como contribuir para a revitalização e o desenvolvimento dos bairros do município. “É uma parceria muito salutar e uma grande obra que irá desenvolver o bairro e a região da Trizidela. Será um grande núcleo de apoio e reforço para a educação de nossos alunos do ensino médio, que será de fundamental importância na preparação desse estudantes para o ENEM e outros concursos, além de ser mais um grande espaço destinado ao saber, a cultura e ao esporte”, conclui.