PRACASUma semana após ser entregue pela Prefeitura de São Luís, see a primeira etapa de requalificação da praça do Pescador, site no bairro do Desterro, purchase já tem a transformação do espaço compartilhada pelos moradores dos bairros adjacentes do Centro Histórico da cidade. A requalificação da praça faz parte das ações da Prefeitura de São Luís, por meio da Subprefeitura do Centro Histórico.

“Estamos devolvendo cidadania, possibilidade de lazer e de desfrutar de espaços públicos de qualidade a essa comunidade. Queremos que a população da nossa São Luís, a cada bairro, receba as praças requalificadas, nos ajude a cuidar delas e principalmente usufrua de mais qualidade de vida, com momentos em família, entre amigos ou em práticas esportivas e passeios nesses espaços”, comentou o prefeito Edivaldo.

As obras da segunda etapa, já iniciadas, são fruto de parceria com a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a construtora Escudo, como parte de compensação ambiental. O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), presidida pelo arquiteto Aquiles Andrade.

“No início do próximo ano estaremos entregando a segunda etapa da requalificação da Praça do Pescador. Teremos então o conjunto de obras que propiciarão maior lazer e espaço de vivência dos moradores de pelo menos quatro bairros vizinhos”, afirma o subprefeito Fábio Henrique Carvalho.

Na primeira etapa foram investidos R$ 150 mil na construção da quadra poliesportiva, posto de policiamento, pista de cooper e paisagismo. Como complementação da obra, a Prefeitura instalou equipamentos de ginástica.

A quadra poliesportiva tem sido o centro de concentração de crianças e jovens na área. Nos três turnos é possível encontrar sempre grupos de jovens praticando futebol de salão.

PRACAS2
Na segunda etapa da revitalização da praça será ampliada a pista de cooper e implantada outra estação de equipamentos de ginástica, além da instalação de playground para crianças, um quiosque de venda de coco e investimento cuidadoso na iluminação artística, reforçando a segurança.

Para os jovens atletas que passaram a frequentar a praça, a garantia de segurança e a construção da quadra foram fatores que contribuíram enormemente para reaproximar a população do espaço antes evitado.

PRINCIPAIS PRAÇAS DO CENTRO HISTÓRICO

Praça João Lisboa
Praça Deodoro
Praça do Pantheon
Praça Benedito Leite
Praça do Pescador
Praça da Alegria
Praça Cândido Mendes
Praça da Misericórdia
Praça da Saudade
Praça Nauro Machado
Praça Maria Aragão
Praça Gonçalves Dias
Praça Antônio Lobo
Praça Manoel Beckman
Praça Fonte das Pedras
Praça da Madrinha de Deus
Praça Demerval Rosa
Praça Catulo da Paixão Cearense
Praça da Sereia