pmdbDefinitivamente está claro que o problema para os “donos do PMDB” no Maranhão, remedy o senador João Alberto e o deputado estadual Roberto Costa, remedy é o ex-secretário de Saúde do Governo Roseana e ex-deputado estadual Ricardo Murad.

Ao sinalizar com a possibilidade de aguardar a janela partidária para oferecer o PMDB para o ex-prefeito de São Luís e deputado federal, João Castelo (PSDB), João Alberto deixa claro que quer o partido com candidatura própria.

Os “donos do PMDB”, em entrevista ao Estado do Maranhão, chegam a sugerir diversos nomes, como a ex-governadora Roseana Sarney, o vereador Fábio Câmara e até mesmo a secretária de Saúde de São Luís, Helena Dualibe.

Além dos peemedebistas, o partido tem sido oferecido para João Castelo – o ex-prefeito que deixou a Prefeitura com índices de rejeição altíssimos e não deixou saudade nos ludovicenses – para Eliziane Gama (REDE), Rose Sales (PV) e até mesmo para o prefeito Edivaldo Júnior (PDT), mas esse último com menor possibilidade, pelo menos foi o que afirmou o próprio João Alberto.

“[O candidato do partido] Pode ser o Fábio Câmara, que está muito bem, ou a Helena Duailibe, que está no governo, mas nunca deixou de vir para cá. Podemos também compor com qualquer candidato. Não queremos compor com o Edivaldo Júnior, mas eu também não digo que desta água não beberei”, afirmou.

Entretanto, enquanto negociam o PMDB com qualquer candidato, rechaçam a possibilidade de dar a legenda para o único peemedebista que demonstrou efetivamente vontade de ser candidato a prefeito de São Luís, que foi Ricardo Murad.

E a explicação lógica é pela posição verdadeiramente oposicionista que Ricardo Murad tomou com relação ao Governo Flávio Dino. O mesmo caminho, curiosamente, não foi seguido pelo partido que foi derrotado nas eleições e tão avacalhado por uma Oposição comandada pelo hoje governador.

O maior exemplo é o deputado Roberto Costa, que no Governo Roseana, onde foi uma dos mais prestigiados, era o maior defensor, hoje, estranhamente e assustadoramente, sua atuação parlamentar se resume a de um pré-candidato a Prefeitura de Bacabal. Pior é que diariamente Costa ouve críticas, acusações e ofensas diariamente ao Governo Roseana, mas prefere fazer ouvidor de mercador e optar por um silêncio sepulcral.

Sendo assim, o melhor caminho para Ricardo Murad é indiscutivelmente buscar uma nova legenda, pois enquanto os “donos do PMDB” continuarem dando as cartas, o PMDB será mais governista e comunista do que muitos partidos que estão na base do próprio Governo e isso tudo sob os olhares incautos de políticos tarimbados como: José Sarney, Roseana Sarney, Edison Lobão e Lobão Filho.

Uma coisa é certa, a continuação de Ricardo Murad no PMDB acabará lhe diminuindo da mesma maneira que o partido vai sucumbindo no Maranhão.