zecarlos

O deputado federal Zé Carlos (PT/MA), sale desde de setembro deste ano, vinha fazendo uma mobilização suprapartidária entre os parlamentares da Bancada do Maranhão da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para propor uma indicação de emenda de Bancada ao Orçamento da União 2016 com a finalidade de construir um Hospital Regional de Alta Complexidade na cidade de Balsas/MA com 122 leitos.

A mobilização para a construção do hospital, que também foi feita junto ao empresariado local, conseguiu um terreno de 10 mil metros quadrados, dentro da área urbana, a ser doado para o poder público, caso o poder público tenha dificuldades em obter o terreno.

A cidade de Balsas, localizada no Sul do Maranhão, é polo regional e referência para os municípios de Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba. Sua população é de 90.679 habitantes, segundo a estimativa do IBGE em 2014. É a terceira maior cidade do estado em território urbanizado, e o maior município do Maranhão em área total (urbano e rural), com mais de 13 mil km² de área e ainda não conta com um Hospital para realização de cirurgias de alta complexidade.

Em todas as visitas de Zé Carlos a Balsas, essa tem sido a principal reivindicação de toda a comunidade da região.

A iniciativa da Bancada teve adesão imediata de todos os parlamentares com quem Zé Carlos tratou, e todos assinaram o termo de compromisso para disponibilizar emenda para esse fim, inclusive com o apoio do Senador Roberto Rocha.

Na reunião da bancada que aconteceu na semana passada, na Câmara dos Deputados, e que contou com a participação do Governador do Maranhão e de Secretários de Estado, o Deputado renovou a defesa desse pleito junto aos demais parlamentares maranhenses presentes para aprovação da emenda.

Em agenda com o Governador Flávio Dino, na semana passada, em São Luís, Zé Carlos tratou novamente dessa iniciativa, tendo o governado se comprometido a dar todo o apoio necessário para a concretização da obra.

“Uma vez que poderá ser utilizado o projeto padrão de um Hospital de Alta Complexidade que o Governo já dispõe e já estando disponível o terreno, restarão a liberação do empenho dos recursos e o processo de licitação da obra. Com isso, o sonho da região sul do nosso Estado de possuir um Hospital de Alta Complexidade torna-se cada vez mais realidade”, diz Zé Carlos.