dengueA Prefeitura de São Luís, here por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), shop disponibilizará à população duas Unidades Sentinelas para atender às pessoas que apresentarem sintomas de dengue, zikavírus ou febre chikungunya. As unidades, que funcionarão na Unidade Mista do Bequimão e Hospital da Criança, visam potencializar a assistência aos pacientes e intensificar as ações de controle do vírus circulante causador destas doenças.

Nas Unidades Sentinelas haverá equipes treinadas para acompanhar as notificações e, nos casos de dengue e febre chikungunya, realizar a coleta de sangue para detectar o antígeno NS1, uma glicoproteína que aparece em altas concentrações no soro de pacientes infectados pelo vírus, logo após os sintomas da doença terem surgido. O material coletado será analisado no Laboratório Central do Município, nos casos de testagem para dengue, e a sorologia para chikungunya será feita no Instituto Evandro Chagas (PA).

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que a confirmação laboratorial feita em menor tempo vai auxiliar nos tratamentos. “Hoje a detecção sorológica precisa de um prazo de, pelo menos, cinco dias depois do início dos sintomas. Agora, passaremos a ter resultados laboratoriais mais imediatos e mais específicos para confirmação do diagnóstico. Isso é fundamental para orientar o atendimento e indicar o tratamento ideal”, explica.

As Unidades Sentinelas já foram equipadas e vão atender a pacientes de todas as faixas etárias com suspeita clínica, que forem encaminhados pelas demais unidades de saúde. Outra contribuição significativa das Unidades Sentinelas será no monitoramento e identificação dos vírus circulantes na cidade, pois todos os atendimentos serão registrados em um banco de dados e notificados, possibilitando mapear a situação das infecções e determinar as melhores estratégias para combater as doenças. A previsão da Semus é de que as Unidades Sentinelas comecem a funcionar no início do mês de novembro.