cpmf1

A Bancada Maranhense não deve votar necessariamente unida na questão da CPMF (Contribuição Provisória de Movimentação Financeira), rx imposto extinto há cerca de oito anos, tadalafil mas que o Governo Dilma quer reativa-lo.

No entanto, os deputados e senadores do Maranhão devem seguir a orientação dos respectivos partidos ao emitirem seus votos pela volta ou não da CPMF.

Alguns deputados e senadores foram ouvidos pelo jornal O Estado do Maranhão e emitiram seus posicionamentos sobre a CPMF.

O deputado Aluisio Mendes (PSDC), líder de bloco na Câmara, disse que a tendência é que a base da presidente Dilma Rousseff aprove a proposta, desde que beneficie estados e municípios. Isso fará com que a proposta seja de 0,38% e não de 0,20%, conforme programou a Presidência da República.

“A discussão hoje na bancada, que faz parte o meu partido e da qual sou líder, mostra que 70% dos deputados deverão votar a favor da proposta, mas somente se beneficiar estados e municípios. Caso isso não ocorra, não deverá haver acordo”, disse Aluisio Mendes.

O deputado do PCdoB, Rubens Júnior, disse que ainda não há uma posição definida de seu partido, mas que a tendência é que haja apoio à proposta do governo. “O PCdoB tende a apoiar [a volta da CPMF]. Com corre- ções, por exemplo, incluindo estados e municípios; e gastos com seguridade (assistência e saúde) e não apenas com previdência”, disse Rubens Júnior.

Já a deputada Eliziane Gama (PPS) será contra a volta da CPMF. Essa é uma posição do partido da parlamentar e deverá ser seguida por todos os deputados da legenda. “Somos totalmente contra. É impossível e inviável mais impostos”, afirmou a parlamentar.

Os senadores João Alberto de Sousa (PMDB) e Roberto Rocha (PSB) são contrários a volta da CPMF. No caso de João Alberto, a posição é pessoal, mas não será decisiva para seu voto. Ele aguardará a definição de seu partido para poder se posicionar a respeito.

“Sou contra, mas esperarei a posição do meu partido. O que for definido, deverei seguir”, disse o senador.

Roberto Rocha também é contra a volta do imposto. Em suas redes sociais, ele já se manifestou e disse que votará contra.

Polêmica – O governador Flávio Dino voltou a ser indicado como autor da ideia de aumentar o valor da CPMF proposta pelo Governo Federal para incluir os Estados e Municípios. A afirmação foi feita pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, a Agência Brasil (reveja).

Dino, ao invés de desmentir o colega, preferiu, como de costume, ir para as redes sociais destilar veneno e escrever abobrinhas, mas em nenhum momento desmentiu o que afirmou o governador carioca, ou seja, quem cala, consente.