diogoA Prefeitura de São Luís, find por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação – SEMURH, click lançou o Trabalho Técnico Social do Residencial Ribeira, sovaldi conjunto construído pelo Programa Minha Casa Minha Vida, em evento realizado com a presença maciça dos moradores do empreendimento.

O Trabalho Social lançado consiste em um conjunto de ações de caráter informativo e educativo, que promove o exercício da participação cidadã, favorece a organização da população, a gestão comunitária dos espaços comuns e geração de renda. Entre os projetos de destaques a serem executados encontra-se o curso pré-vestibular focado na preparação de adolescentes para o ENEM, compromisso de campanha do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que será ofertado gratuitamente, incluindo o material didático.

As ações desenvolvidas são orientadas à qualificação de mão-de-obra e geração de renda e focados em todas as faixas etárias serão ofertadas simultaneamente. Cursos de informática, corte e costura, artesanato em sandália, pintura em tecido, reciclagem, empreendedorismo, cuidados com crianças e idosos compõem parte oferta  de mais de duzentas atividades à disposição do público alvo.

Para crianças, estão previstas aulas de música, português, inglês, matemática e oficinas de leitura, de artes, de brincadeiras tradicionais e de roda, de confecção de pipas, entre outras atividades focadas em propiciar um ambiente de aproximação e interesse pelo estudo.

Segundo a Superintendente de Habitação, Gabriela Melo, o protagonismo do curso preparatório para o ENEM, além de representar o cumprimento de um compromisso do Prefeito Edivaldo, assenta-se em critérios técnicos: “Decidimos pelo curso a partir da análise dos questionários socioeconômicos, onde constamos um número elevado de jovens que estão concluindo o ensino médio ou já concluíram, como também pessoas que já terminaram os estudos há algum tempo, mas anseiam adentrar ao ensino superior. A proposta do preparatório é agregar conhecimento e dá maior oportunidade do ingresso a universidade”.

Para o Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, “o início deste grande projeto social demonstra o empenho da gestão do Prefeito Edivaldo em propiciar o desenvolvimento social da cidade de São Luís, incluindo ao maior projeto de moradia popular da história do país, oportunidades efetivas de transformação da vida dos beneficiários, a partir de cursos que possibilitem um incremento da renda familiar e de oficinas que incluem as crianças em ricas experiências pedagógicas”.

Após o lançamento realizado no último fim de semana, no Residencial Ribeira, há a expectativa do início das atividades no Residencial Piancó, a partir do mês de outubro. Todos os residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida serão beneficiados pelas atividades do projeto.