PAIINACIO

O prefeito Edivaldo e o secretário estadual de Infraestrutura, ambulance Clayton Noleto, representando o governador Flávio Dino, lançaram nesta segunda-feira (24) as obras de construção da ponte Pai Inácio, que vai ligar a rua General Artur Carvalho, no Turu, à Travessa Nossa Senhora da Vitória, no Parque Vitória. A intervenção é mais uma ação realizada em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, executada como parte do Programa Interbairros, que visa criar vias alternativas para desafogar os grandes corredores de fluxo intenso da capital.

“Iniciamos aqui mais uma obra de grande alcance social porque vai proporcionar à população não apenas melhorias na mobilidade urbana, mas beneficiar também a comunidade em outros aspectos importantes como o desenvolvimento do comércio local, a segurança de pedestres na circulação por essa área, que contará com nova iluminação, entre outros fatores. A construção dessa ponte e as intervenções urbanísticas na área eram uma reivindicação antiga da população, que agora vamos executar em parceria com governo do Estado, para solucionar problemas antigos observados nessa região”, afirmou o prefeito Edivaldo.

A ponte integra o trecho do Programa Interbairros, que vai permitir a interligação da estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses. Com 8.565 metros de extensão, é considerada a intervenção mais expressiva do programa. A obra contempla parte da Estrada da Maioba, passando pela Avenida 2, no Itapiracó, cruzando a Ponte Pai Inácio, no Turu, e pela Alameda Jaú, na Divineia. Os trabalhos já estão praticamente concluídos na primeira etapa do trecho, que consiste na requalificação asfáltica da Rua Artur Carvalho até a Holandeses.

PAIINACIO1
No segundo trecho, que é a requalificação asfáltica da Avenida 1, no Matões/Turu, que margeia o Itapiracó, os serviços devem ser concluídos esta semana. Já na obra da ponte Pai Inácio, que terá uma extensão de 12 metros, com previsão de ser concluída em meados do mês de outubro, os serviços de bate-estaca e fundação já foram iniciados.

O prefeito Edivaldo e o secretário Clayton Noleto vistoriaram ainda as obras de construção de outra via interbairros, que ligará o Altos do Calhau à região do Barramar, passando pela Rua São Bento e outras vias paralelas do bairro. O Trecho, que contempla cerca de 1 km de intervenção, está na fase de terraplenagem.

Interbairros – O programa Interbairros contempla a criação de 14 interconexões viárias na capital, construindo vias alternativas de trânsito com o objetivo de propiciar outras possibilidades de tráfego de veículos, para desafogar os corredores de trânsito intenso da cidade. Para a concretização do projeto, que prevê melhorias viárias em mais de 21 km de vias, estão sendo aplicados cerca de R$ 32 milhões. As novas vias representam melhoria do aspecto urbanístico, vão proporcionam bem-estar à população promover o redesenvolvimento nas regiões impactadas com a nova configuração do trânsito de São Luís.

Entre os bairros contemplados com a construção das 14 vias interbairros estão Vila Embratel, Vila Maranhão, Jardim São Cristóvão, João Paulo, Divineia, Turu, Vinhais, Cidade Operária, Cohama, Vila Conceição, Angelim, Parque Sabiá e Itapiracó. A previsão para a conclusão das obras das Interbairros, planejadas pela Semosp e executadas pela Sinfra, é de seis meses.