todos

A facilidade de acesso a consultas médicas, stomach cursos de qualificação, oficinas, emissão de documentos e atividades de esporte, lazer e culturais levou centenas de pessoas a participar do programa “Todos por São Luís” realizado no Lira neste sábado (22). A ação da Prefeitura tem levado toda semana a diferentes bairros da cidade atendimento público e serviços das diversas secretarias. Os serviços da 14ª edição do programa foram iniciados cedo. Às 5h da manhã, o carro fumacê da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já percorria ruas do bairro e adjacências, realizando nebulização espacial de combate ao mosquito da dengue.

As outras atividades começaram às 8h. Neste horário, o movimento em torno dos consultórios médicos já era grande. No local, a população teve acesso à consulta oftalmológica com encaminhamento para o tratamento de glaucoma e cirurgia de pterígio e catarata e a consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista e odontologista. Ao todo, mais de 80 serviços foram ofertados durante a ação.

Os mais de 80 serviços levados pela Prefeitura para o bairro atendem a um público diversificado e de todas as idades.”O Todos por São Luís é uma ação consolidada da Prefeitura. Estamos aqui há uma semana com as atividades do programa e todas com grande aceitação do público. O prefeito Edivaldo não tem medido esforços para tonar cada edição ainda melhor, com mais serviços para a população”, destacou o coordenador executivo do Programa, Ariovaldo Martins.

As atividades no bairro foram iniciadas desde segunda-feira com a realização de cursos e oficinas e trabalhos de melhoria da infraestrutura como recuperação de ruas, manutenção de rede de iluminação pública, capina, roçagem, remoção de lixões e poda de árvores. As ações de capacitação, a exemplo de cursos de bombons regionais, oficinas de panificação, de comida típica, de origami, rodas de conversas sobre temas diversos e mostra de filmes, também integraram a programação ofertada à comunidade durante toda a semana.

Quem participou da ação também pôde apreciar a feira de produtos, cortar cabelo, fazer avaliação nutricional e obter informações sob o cadastro do Cras, Cadastro Único, recadastramento no NIS, Emissão de Carteira de Trabalho, orientações sociais, programa Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, entre outros.

Ações de embelezamento atraíram muitas mulheres para a Praça São Roque. Enquanto os filhos se divertiam com os brinquedos instalados no local, com desenho e pintura livre, contagem de história e pintura facial, as mães participavam de limpeza de pele e maquiagem feitas por consultoras da Jafra e Mary Kay, parceiras do evento.