andreanovaA deputada estadual Andrea Murad (PMDB) cobrou do Governo Flávio Dino, patient nesta terça-feira (04), a apuração de denúncias de propinas supostamente pedidas por assessores da gestão comunista.

Na Tribuna, a parlamentar lembrou o caso de Simone Limeira e que envolveu o líder indígena Uirauchene Soares. Além disso, Andrea Murad pede que seja apurada a denúncia sobre um assessor da SINFRA que estaria pedindo 20% em propina para liberar recursos para obras de asfaltamento.

“Isso não seria uma boa hora para a Secretaria de Transparência agir? Nesses escândalos, a secretaria nunca age. Ela só serve para ficar perseguindo os inimigos políticos porque foi para isso que ela foi criada. O mal desse governo é achar que não deve satisfação para a população, que vai ser enganada dessa maneira e ser passada pra trás com esse discurso falso de mudança. Nós temos o dever de cobrar um posicionamento da Secretaria de Transparência nesses casos porque é o papel da secretaria investigar as denúncias que fazemos sobre os erros que o Governo anda cometendo”, declarou.

Em julho, a deputada protocolou ofício na Secretaria de Transparência e Controle pedindo investigação de 18 casos de irregularidades levantados por ela. Para a parlamentar é inadmissível que uma pasta criada para tal finalidade se esquive dessas obrigações e concentre apenas esforços para perseguir adversários políticos.

Defesa – O deputado Othelino Neto (PCdoB) contestou as declarações da deputada Andrea Murad e negou que tenha ocorrido propina no Governo Flávio Dino. Ele lembrou que, recentemente, a direção estadual do PCdoB no Maranhão divulgou nota à imprensa, manifestando apoio à militante do partido Simone Limeira. No mês passado, ela pediu exoneração do cargo de assessora especial do governo do Estado, afirmando ter sido vítima de uma covarde armação.

Com relação a denúncia envolvendo a SINFRA, Othelino disse que o assunto não merece maiores comentários, porque não existe nada de concreto.

No entanto, é bom lembrar que o pedido e o questionamento da deputada Andrea Murad é pertinente, afinal a Secretaria de Transparência e Controle precisa funcionar também dentro do Governo Flávio Dino, afinal algumas situações, mesmo em apenas sete meses, ficaram sem explicações convincentes.