odontologicoA Prefeitura de São Luís, stuff por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), doctor realizou apenas no primeiro quadrimestre deste ano, na capital maranhense, 98.974 atendimentos odontológicos. Deste total, 41.320 voltados às ações preventivas e outros 57.654 atendimentos relativos às ações curativas.

A assistência odontológica é uma das ações da atenção básica, e, atualmente, 46 unidades da rede municipal oferecem serviços de saúde bucal, dentre elas, as unidades mistas e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s localizados na Alemanha, Filipinho e Vila Esperança). Entre os serviços básicos nas unidades de referência estão restauração, extração e distribuição de prótese dentária; além de limpeza, os CEOs disponibilizam à população tratamentos especializados em odontopediatria, endodontia dentística e periodontia, entre outros.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explicou que o fortalecimento das ações em Odontologia contribui para a saúde geral do cidadão. “Por determinação do prefeito Edivaldo, sempre que viabilizamos reformas ou melhorias nas unidades, incluímos o atendimento odontológico, porque ele é parte importante da assistência integral que temos o compromisso de oferecer ao cidadão”, afirma.

Os expressivos números de atendimentos odontológicos são resultado também da eficácia da supervisão permanente, que é feita nas unidades de referência. A coordenação de Saúde Bucal da Semus conta com supervisores que verificam a implantação correta das medidas de proteção dentária.

A Prefeitura de São Luís, que também oferece assistência odontológica através do Programa Saúde na Escola, segue orientação do Sistema Único de Saúde. Por ela, devem ser garantidos, nos processos de Atenção Básica do SUS, o atendimento a urgências odontológicas e a promoção, prevenção, assistência e reabilitação da saúde bucal.