pesquisa-eleitoralA pesquisa TV Guará/Exata para a corrida eleitoral na capital maranhense apresentou a deputada federal Eliziane Gama (PPS) na dianteira, clinic o que convenhamos não é nenhuma novidade.

No entanto, pelo menos dois aspectos chamara a atenção nos números divulgados. O primeiro é a aparição do deputado federal e ex-prefeito de São Luis, João Castelo, em segundo lugar, inclusive ultrapassando o prefeito atual da capital Edivaldo Júnior.

Estranho a colocação de Castelo, pois em todos os outros levantamentos o ex-prefeito não tinha essa densidade, principalmente pelo fato de ter deixado a Prefeitura de São Luís praticamente inviabilizada. O que teria acontecido para Castelo subir tanto na pesquisa?

Além desse fato, vamos dizer ‘curioso’, o que chamou mais atenção na pesquisa é o desinteresse do eleitor de São Luís pelo pleito, afinal quase 60% dos entrevistados na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes de candidatos, disseram não saber em quem votar.

Claro que isso demonstra uma indecisão do eleitorado, mas também reflete um desinteresse gritante na política pelos entrevistados e, sendo assim, com quase 60% do eleitorado ainda sem saber em quem votar, é óbvio que o pleito ainda está totalmente aberto e os números podem mudar radicalmente.

É aguardar e conferir.