unidadeO prefeito Edivaldo entregou à população, illness na manhã desta quinta-feira (11), as novas instalações do Centro de Saúde Amar, na Vila Vicente Fialho. A unidade passou por ampla reforma em suas ambientações para atender à comunidade com mais humanização. A ação integra o Projeto Municipal de Qualificação, Articulação e Fortalecimento da Atenção Básica, desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Semus), que contempla a realização de melhorias nas unidades de saúde da rede municipal.

“Estamos entregando aqui mais uma unidade de saúde reformado e melhorado. A unidade estava bastante deteriorada, mas nós recuperamos e estamos disponibilizando agora à comunidade ambientes com mais conforto e serviços de qualidade. Com a reforma dessa unidade de saúde, avançamos mais um passo importante dentro da nossa meta de tornar o sistema de saúde municipal cada vez melhor, eficiente, humanizado e capaz de alcançar um número cada vez maior de pessoas que necessitam da nossa atenção”, declarou o prefeito Edivaldo.

A Prefeitura de São Luís já entregou oito unidades municipais de saúde totalmente reformadas e a meta é entregar mais 10 centros requalificados ainda no segundo semestre deste ano.

Além dos cinco consultórios agora totalmente reformados e climatizados, as obras na unidade contemplaram também melhorias nas salas de nebulização, curativo e imunização, além de manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas, aquisição de novos equipamentos, nova pintura, entre outros serviços.

A unidade de saúde Amar disponibiliza atendimentos nas áreas de clínica médica, ginecologia, pediatria, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, consultas de enfermagens, assistência ao pré-natal, entre outros serviços prestados dentro da estratégia Saúde da Família.

unidade1
O centro disponibiliza ainda atendimentos dos programas de Controle da Tuberculose, Hanseníase e de Combate ao Tabagismo. Outro serviço prestado no local, que sempre registra grande demanda da comunidade local, é a Central de Marcação de Consultas, que funciona de segunda à sexta, das 7:30 às 12h.

“Estamos melhorando a qualidade do atendimento na atenção básica de toda a rede. São melhorias extremamente importantes porque essas unidades são a porta de entrada da atenção básica. É onde a população busca o atendimento primário, consultar-se com o medico generalista, medir sua pressão, entre outros serviços. Melhorando o atendimento nas unidades básicas de saúde, contribuímos muito para desafogar os centros de média e alta e complexidade”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

Com a revitalização e readequação dos espaços, a perspectiva é de ampliar em até 50% a capacidade de atendimento da Amar. A dona de casa, Lindalva Gomes Santana, 46 anos, moradora da Vila Fialho, disse que a unidade presta um serviço importante e que atende grande demanda da comunidade. “Eu faço acompanhamento da minha pressão arterial aqui e percebi que as reformas melhoraram bastante os ambientes”, finalizou.